Caravana Cidadã chega ao município de Surubim e capacita profissionais da assistência social do Agreste Setentrional


A iniciativa, criada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e executada em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), já percorreu nove cidades

 

A Caravana Cidadã, iniciativa que tem o objetivo de levar qualificação para trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), chegou à cidade de Surubim. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira (23), reuniu mais de 60 profissionais das cidades do Agreste Setentrional. Essa é a nona cidade que o projeto aporta, após ter passado por Petrolina, Salgueiro, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana. 

 

A Caravana foi criada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e executada em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC). Presente na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, destacou a importância de fortalecer o SUAS e do compromisso do Governo do Estado de estar cada vez mais próximo dos profissionais municipais. “O trabalho socioassistencial garante a proteção às famílias, sobretudo aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social. É uma atividade que não para e que precisa ser fortalecida cada vez mais através da estruturação de seus equipamentos, da criação de iniciativas que amparem as pessoas e da qualificação constante dos profissionais que atuam na ponta, atendendo a população. O Governo do Estado tem atuado nas várias frentes para garantir em Pernambuco um SUAS consolidado e forte”, pontuou o gestor. 

 

Também estiveram na mesa de abertura os secretários executivos de Assistência Social, Altair Correia, e de Criança e Juventude, Cristiane Barbosa, o coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Leônidas Leal, a prefeita de Surubim, Ana Célia, e a vice-presidente regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social, Penélope Andrade. 

 


A capacitação promovida pelo projeto é composta por uma palestra de abertura sobre o fortalecimento do SUAS à luz do Pacto Federativo e por oficinas sobre “Controle Social”, “Segurança Alimentar e Nutricional”, “Vigilância Socioassistencial e CadÚnico”, “Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo”, “Proteção Social Básica”, “Proteção Social Especial” e “Políticas para Criança e Juventude e Segmentos Sociais”, todas realizadas por profissionais das secretarias executivas de Assistência Social, de Políticas para Criança e Juventude e de Segmentos Sociais da SDSCJ. Cada município inscreve até quatro profissionais, que recebem certificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia