Ministério da Saúde elabora diretriz que contraindica cloroquina e ivermectina a pacientes com Covid

Diario do Nordeste

É a primeira vez que comissão faz documento que orienta sobre o uso hospitalar de medicamentos contra o novo coronavírus

Legenda: Documento será colocado em consulta pública na semana que vem
Foto: AFP

Documento elaborado pelo Ministério da Saúde estabelece, pela primeira vez, diretrizes sobre medicamentos usados em pacientes internados com Covid-19. O parecer contraindica o uso de cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, entre outros, como o remdesivir.

As "Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19" foram obtidas pela Folha de S. Paulo. Orientações começaram a ser debatidas na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) na última quinta-feira (13).

O documento será colocado em consulta pública pelo período de dez dias a partir da semana que vem. É a primeira vez que a Conitec pauta esse assunto. O que se tinha até então é somente um parecer com orientações sobre a cloroquina e outros medicamentos, elaborada em meio à pressão de Jair Bolsonaro.

PARECER

Segundo informações da Folha, o parecer foi feito sob coordenação do professor Carlos Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP), junto a grupo técnico do Ministério da Saúde.

Diretrizes falam sobre uso de um grupo restrito de medicamentos, como corticoesteróides e anticoagulantes, em casos específicos. As orientações são concentradas somente no uso hospitalar.

Conforme o documento, "não há evidência de benefício" da cloroquina "seja no seu uso de forma isolada ou em associação com outros medicamentos". Oito diretrizes internacionais e nacionais sobre tratamento de Covid foram analisadas na elaboração das recomendações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia