Médicos brasileiros estudam técnica para evitar intubação em pacientes com covid-19

Equipamento utilizado no tratamento pode melhorar oxigenação e reduzir infecções no organismo. Estudo é liderado por médicos do Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte (MG)

CB Correio Braziliense

(crédito: Christophe SIMON/AFP)

O Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte (MG), iniciou um estudo para que pacientes diagnosticados com coronavírus não precisem de intubação. A oxigenoterapia hiperbática, método estudado, será testado pela primeira vez no Brasil.

Esse método é opção terapêutica como uma forma de evitar, ou adiar, a intubação de pacientes com falta de ar e hipóxia, que é a ausência de oxigênio nos tecidos para que as funções corporais se mantenham estáveis.

Para realizar o tratamento, é feito o uso da câmara hiperbárica, onde o paciente será submetido à inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica. "Com esse tratamento a gente consegue colocar a pressão do oxigênio dentro dessa câmara muito acima da pressão atmosférica, com a finalidade de que o oxigênio faça uma difusão maior no sangue e atinja todas as partes do organismo principalmente, evidentemente, as doentes", detalha o médico Túlio Navaro, professor do Departamento de Cirurgia da UFMG.

Além de consentir com o tratamento, só poderão participar do estudo os pacientes internados em enfermarias de covid-19 sem indicação de intubação, com resultado de teste PCR positivo para covid ou que apresentem saturação de oxigênio abaixo de 93%.

O equipamento utilizado no Risoleta Neves foi doado pela Oxy Câmaras, que mais tarde será emprestado para o Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e onde será utilizado por cinco meses. Após esse período, ele será mantido pelo Centro de Regeneração Tecidual do hospital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia