Lula recebe vacina contra a covid e critica Bolsonaro: ‘tem que parar de ser ignorante’

Dentro do carro, ex-presidente recebeu o imunizante contra coronavírus na manhã deste sábado (13/3) em São Bernardo do Campo. Após a vacina, divulgou um vídeo com críticas ao governo

LC Lis Cappi
Correio Braziliense

(crédito: Ricardo Stuckert/Lula Oficial)

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a primeira dose de vacina contra o coronavírus na manhã deste sábado (13/3) em São Bernardo do Campo, São Paulo. O petista foi imunizado dentro de um carro e, após o procedimento, divulgou um vídeo em defesa da vacina com discurso crítico ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Lula afirmou que Bolsonaro deve “parar de ser ignorante”. Também citou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo o ex-presidente, o titular da Saúde trata os brasileiros "como se não soubessem pensar sobre a covid". Ele ainda afirmou que os brasileiros desejam receber a vacina.

“Tudo o que o povo quer é tomar uma vacina para se ver livre desse monstro chamado coronavírus. E, por isso, o presidente da República tem que parar de ser ignorante. O seu ministro da saúde precisa parar de tratar as pessoas como se elas fossem ignorantes”, disse em trecho do vídeo.

O ex-presidente também questionou a falta de planejamento para a imunização, assim como a falta de pesquisa para uma vacina desenvolvida nacionalmente. “Um país que tem institutos como Fiocruz e Butantan não tem como não ter uma vacina própria. Se tivéssemos um governo que tivesse pensado seriamente e não estivesse brincando, não estivesse falando tanta bobagem, a gente já estaria produzindo o suficiente para atender o nosso povo”.

Lula ainda argumentou que durante o seu governo, 80 milhões de pessoas foram vacinadas contra o H1N1 em um período de três meses. E que a própria população deve tomar cuidado contra a covid-19 para evitar o aumento da doença. “Só quem gosta da gente é a gente mesmo, então, se cuidem, para amanhã não estar chorando a perda de um ente querido”, declarou.

Discursos contra Bolsonaro

Na última quarta-feira (10/3), o ex-presidente também criticou o governo Bolsonaro. Em discurso após a decisão do ministro do STF, Edson Fachin, que tornou o petista novamente elegível, ele chamou Jair Bolsonaro de "imbecil". E disse que a população não deve "seguir as ordens" do presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia