Prefeitura inicia emissões da carteira de identificação da pessoa com autismo


A secretaria de Governo e Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Capibaribe, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, iniciou nesta quarta-feira (03) a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), de acordo com a Lei Federal Romeo Mion, nº 13.977/2020. O documento tem como função dar mais facilidade para os cidadãos com autismo, que terão atendimento prioritário em instituições ao apresentar a carteirinha. O documento, a princípio, terá validade municipal, com uma atualização para todo território nacional em 2022 através de um recadastramento.

Para emitir a carteirinha, os interessados deverão se deslocar até a secretaria de Governo e Desenvolvimento Social para solicitar o formulário de requerimento. Após preenchido, o formulário deve ser apresentado a secretaria junto de RG e CPF da pessoa com autismo (original e cópia) ou Certidão de Nascimento, caso não haja os documentos anteriores, atestado médico referente ao Transtorno do Espectro Autista emitido há pelo menos 06 (seis) meses, cartão do SUS, comprovante de residência e 2 fotos 3X4. Caso haja um representante legal, também será necessário apresentar documentação de RG e CPF junto de documento comprovando a representatividade legal.

Primeira carteira

A primeira carteirinha emitida foi entregue ao Ítalo Felipe, de 11 anos. De acordo com Íris Regina, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e mãe do pequeno Ítalo, “a carteirinha é uma grande vitória para as pessoas com autismo, pois abrirá muitas portas para os beneficiados”, destacou.

O Prefeito Fábio Aragão também ressaltou a importância do documento. “A carteirinha dará mais dignidade para as pessoas com autismo, que precisam de um atendimento diferenciado em locais de grande público e é um compromisso nosso trabalhar em prol desses cidadãos”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz