Mais de 200 mil perderam suas casas em explosão de Beirute

Avaliação é do governo da cidade, que está mobilizando esforços para prover água, comida e abrigo; Líbano está em estado de emergência

Do R7

Prédios nos arredores do porto de Beirute foram destruídos
Wael Hamzeh / EFE-EPA - 4.8.2020

Entre 200 mil e 250 mil pessoas perderam suas casas após a mega explosão que atingiu Beirute nesta terça-feira (5), avalia o governo da capital do Líbano. Autoridades estão mobilizadas para oferecer água, comida e abrigo para esta grande quantidade de pessoas, segundo o governador de Beirute, Marwan Abboud.

Até o momento, o governo libanês e a Cruz Vermelha confirmaram mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos pelo mega-acidente.

O presidente do Líbano, Michel Aoun, convocou uma reunião de emergência de seu gabinete de ministros para a manhã desta quarta-feira. Ele também anunciou que decretou estado de emergência em todo o país pelos próximos 14 dias.

A explosão ocorreu na região do porto, em um armazém contendo 2.750 toneladas de nitrato de amônia. As causas específicas ainda serão investigadas, mas o enorme impacto da detonação tem relação direta com a quantidade desta substância, que é altamente explosiva.

As milhares de toneladas de nitrato de amônio ficaram paradas no armazém durante seis anos.

O estrondo da explosão chegou a ser ouvido a mais de 20 quilômetros de distância e o seu impacto pôde ser registrado por sismógrafos em regiões distantes mais de 240 quilômetros, como no Chipre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia