Nos 30 anos do ECA, CNJ debate avanços e desafios na proteção de crianças e adolescentes

Anna Luisa Praser

No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, dados apontam que ainda há muito a ser feito para garantir os direitos dessa parcela da população. E é justamente para debater os avanços sobre esse tema e o que ainda precisa ser melhorado, que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com diversas entidades, promove um congresso digital.

A programação, que vai até terça-feira (13), conta com rodas de debates sobre essa legislação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em diversos contextos, como a pandemia do novo coronavírus e a implementação da convenção sobre esses direitos no Brasil.

Para se ter ideia, em 2019, dos 69 milhões de brasileiros entre 0 e 19 anos, quase a metade não teve acesso aos direitos mais básicos, de acordo com levantamento do IBGE.

Ainda segundo o IBGE, em 2017, cerca de um 1,3 milhão adolescentes entre e 15 e 17 anos estavam fora da escola, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

No discurso de abertura do Congresso Digital, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal ministro Dias Toffoli, ressaltou os avanços desde a implementação do ECA, mas também destacou que ainda há muito a ser feito.

A violência contra crianças e adolescentes também é uma constante e está entre os debates propostos no evento. O Painel Justiça em Números, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, mostrou que, somente em 2019, foram recebidos mais de 78 mil novos processos relacionados a esse tema.

A ministra da Mulher, da Família e dos direitos Humanos, Damares Alves, disse que há muito a comemorar dentro desses 30 anos de vigência do ECA. No entanto, ela destaca que essa legislação ainda não chegou em todo o território nacional.

Em maio deste ano, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou balanço do Disque 100 relacionado à violência sexual contra essa parcela da população. Das 159 mil denúncias feitas no canal ano passado, quase 87 mil foram de violações de direitos de crianças e adolescentes - número quase 14% maior do que o registrado em 2018.

Sobre esse tema, Damares disse querer voltar no tempo e enfrentar os desafios que ela julgou serem mais fáceis de lidar no passado.

O congresso tem programação prevista para dois dias. Nessa segunda-feira (13), foram realizados 12 debates simultâneos sobre os mais variados temas, como saúde mental durante a pandemia, dilemas dos pais e cuidadores nesse tempo de isolamento social, avanços e desafios na adoção, além dos desafios de acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola.

Para esta terça-feira (14), estará em pauta o enfrentamento do trabalho infantil, as modificações no ECA e uma homenagem às pessoas que se dedicaram à aprovação dessa legislação. Toda essa programação pode ser acompanhada pelo canal do CNJ no Youtube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia