MP critica 'maldade' de Bolsonaro e quer investigar militares no governo

Objetivo é que funções civis sejam exercidas apenas por militares da reserva

Por Agência O Globo 

Divulgação/MP
Ação do MP acontece em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU)

O Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), solicitou que seja apurada a participação de militares da ativa em funções públicas civis no governo federal, caso por exemplo do ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazuello. O pedido para o TCU investigar o caso e determinar a transferência desses militares para a reserva é assinado pelo subprocurador Lucas Rocha Furtado.

Leia também
No documento, ele chamou atenção para a "verdadeira maldade" do presidente Jair Bolsonaro e concordou com a declaração do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que comparou a atuação do Ministério da Saúde no enfrentamento à Covid-19 a um genocídio , numa referência às mais de 70 mil mortes ocorridas até agora.

O pedido vem em meio às críticas à presença dos militares no governo. Lucas Furtado reconheceu que a participação temporária de militares da ativa em cargos civis é permitida pela Constituição, mas afirmou que é "inconveniente, por representar uma afronta aos princípios da impessoalidade, da moralidade e da eficiência na administração pública", o que também está previsto na Constituição. Ele pediu que o TCU determine ao Ministério da Defesa a adoção das medidas necessárias para que os militares da ativa que ocupam postos na administração pública vão para a reserva.

No fim de semana, o ministro Gilmar Mendes chegou a dizer que "o Exército está se associando a esse genocídio", numa referência à incapacidade do Ministério da Saúde, sob comando de militares , em frear o avanço do novo coronavírus e as mortes provocadas pela doença. Em resposta, o Ministério da Defesa anunciou uma representação contra Gilmar àa Procuradoria-Geral da Repúblcia (PGR).

O subprocurador Lucas Rocha Furtado citou as críticas de Gilmar e acrescentou: "O país, em plena pandemia de Covid-19, não tem um ministro da saúde titular. Na minha opinião, o Brasil atravessar a pandemia sem ter ministro da saúde é um absurdo, é uma tentativa de genocídio. Vejo como verdadeira maldade do Presidente da República manter essa situação. Todos percebem que o general Eduardo Pazuello está cumprindo uma missão que lhe foi atribuída pelo Presidente da República. Para que o general tivesse liberdade de atuação no Ministério da Saúde, teria de ser transferido para a reserva."

Ele também citou uma reportagem em que é relatada a pressão de parte dos próprios militares para Pazuello passar para a reserva. "Isso denota que as próprias Forças Armadas, por meio de seus generais, estão reconhecendo a inconveniência de militares da ativa servirem ao governo federal mediante ocupação temporária de cargos, empregos ou funções públicas civis", diz trecho do documento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia