Ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Queiroz é preso no interior de SP

Queiroz é investigado um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio; 'Estadão' revelou relatório do Coaf sobre 'movimentações atípicas' do ex-assessor em 2018

Redação, O Estado de S.Paulo

Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, foi preso preventivamente na manhã desta quinta, 18, em Atibaia, em São Paulo. A mulher de Queiroz, Márcia Oliveira de Aguiar, também é alvo de mandado de prisão, no Rio. De acordo com o Ministério Público de São Paulo, ele estava num imóvel do advogado Frederick Wassef e será levado para o Rio de Janeiro ainda nesta quinta. 

Wassef é advogado de Flávio no caso Queiroz e do presidente Jair Bolsonaro no caso Adélio Bispo, que atingiu com uma facada o então candidato à Presidência em 2018 em Juiz de Fora, Minas Gerais. O advogado participou, um dia antes da prisão, da cerimônia de posse do ministro das Comunicações, Fábio Faria, em Brasília.

LEIA TAMBÉM


O ex-assessor Fabrício Queiroz após ser preso na casa do advogado do senador 
Flávio Bolsonaro em Atibaia, no interior de SP, nesta quinta, 18 
Foto: EFE/Sebastião Moreira

A assessora Alessandra Esteves Marins, atualmente lotada no gabinete de Flávio Bolsonaro no Senado, também é alvo da operação. Ela está lotada em um cargo de confiança, em um escritório de apoio ao senador na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

Os mandados de busca e apreensão e de prisão contra Queiroz foram expedidos pela justiça do Rio e a prisão foi feita na Operação Anjo da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo. A operação mira outros dois ex-servidores da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Matheus Azeredo Coutinho e Luiza Paes Souza, e o advogado Luis Gustavo Botto Maia. A Polícia cumpre ainda mandado de busca e apreensão em casa que consta na relação de bens do presidente Jair Bolsonaro no Rio. O imóvel fica em Bento Ribeiro, na Zona Norte da cidade. 

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, caseiros do imóvel onde Queiroz foi preso afirmaram que o ex-assessor estava na residência de Wassef havia cerca de um ano. O advogado de Flávio Bolsonaro, no entanto, disse em ao menos duas ocasiões no ano passado que não sabia onde estava o ex-assessor

Fred Wassef (de gravata amarela, no canto superior direito), dono da casa onde 
Queiroz foi preso, estava em Brasília na quarta, 17 
Foto: Marcos Corrêa/Planalto

Em sua conta oficial no Twitter, Flávio disse que encara “com tranquilidade” a prisão de Queiroz, e interpretou a ação da polícia como um ataque direcionado a seu pai, o presidente Jair Bolsonaro. “Encaro com tranquilidade os acontecimentos de hoje. A verdade prevalecerá! Mais uma peça foi movimentada no tabuleiro para atacar Bolsonaro”, escreveu o senador. “Em 16 anos como deputado no Rio nunca houve uma vírgula contra mim. Bastou o Presidente Bolsonaro se eleger para mudar tudo! O jogo é bruto!”

Prisão em Atibaia

À GloboNews, o delegado da Polícia Civil, Osvaldo Nico Gonçalves, afirmou que Queiroz não ofereceu resistência à prisão e que estava na casa do advogado há cerca de um ano, segundo informado pelo caseiro. Queiroz foi encontrado sozinho e não reagiu à prisão. Ele disse aos policiais que estava com a saúde ‘muito abalada’. Celular, documentos e uma pequena quantia em dinheiro de Queiroz foram apreendidos. 

Nico Gonçalves indicou ainda que os agentes tiveram que arrombar a porta da casa em que Queiroz foi encontrado, do advogado Fred Wassef. Segundo ele, Queiroz estava dormindo, se mostrou surpreso e pode não ter ouvido a campainha.

Queiroz é investigado um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio e por lavagem de dinheiro em transações imobiliárias com valores de compra e venda fraudados. 
Caso Coaf

O ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz 
Foto: SBT Notícias

Em dezembro de 2018, o Estadão revelou que Queiroz foi citado em um relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) por movimentar R$ 1,2 milhão em sua conta de maneira "atípica", o que arrastou o gabinete do filho do presidente Jair Bolsonaro para o centro de uma investigação do Ministério Público Estadual. 

Promotores apontam indícios de que uma organização criminosa foi montada no gabinete de Flávio, o 01 do presidente, para desviar dinheiro dos salários dos funcionários, a chamada. O dinheiro teria sido lavado por meio da compra e da venda de pelo menos 19 imóveis no Rio.

Em abril de 2019, a Justiça do Rio de Janeiro determinou a quebra do seu sigilo fiscal e bancário, do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), e de outras 84 pessoas e 9 empresas entre 2007 e 2018.
Nota do Ministério Público de São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (18/6), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil efetuaram a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, na cidade de Atibaia. Ele foi encontrado pelo Gaeco, responsável pelos levantamentos no terreno e pela confirmação do alvo da operação, no escritório de um advogado que presta serviços ao parlamentar. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça do Rio, a pedido do Grupo de Combate à Corrupção (Gaecc) do Ministério Público daquele Estado, que investiga a participação de Queiroz em um esquema desvio de vencimentos de servidores do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro. A transferência para o Rio ocorrerá ainda hoje.

Nota do Ministério Público do Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do (GAECO/MPSP), prenderam, nesta quinta-feira (18/06), Fabrício Queiroz. A Operação Anjo, deflagrada no início da manhã, cumpre ainda outras medidas cautelares autorizadas pela Justiça relacionadas ao inquérito que investiga a chamada 'rachadinha', em que servidores da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) devolveriam parte dos seus vencimentos ao então deputado estadual Flávio Bolsonaro. 

Contra outros suspeitos de participação no esquema, o MPRJ obteve na Justiça a decretação de medidas cautelares que incluem busca e apreensão, afastamento da função pública, o comparecimento mensal em Juízo e a proibição de contato com testemunhas. São eles o servidor da Alerj Matheus Azeredo Coutinho; os ex-funcionários da casa legislativa Luiza Paes Souza e Alessandra Esteve Marins; e o advogado Luis Gustavo Botto Maia. / FAUSTO MACEDO, MATHEUS LARA, PEPITA ORTEGA, ELIZABETH LOPES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia