Morre Germano Coelho, ex-prefeito de Olinda, aos 93 anos

Foto: Divulgação

Do Blog de Jamildo

O ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho, morreu nesta quarta-feira (15) aos 93 anos. Segundo informações do JC Online, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na casa onde residia, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

Ele era irmão de Gilvandro Coelho e Fernando Coelho, ex-deputado e advogado, que faleceu em abril de 2019 aos 86 anos, em decorrência de complicações pós-AVC.

Paraibano, Germano Coelho teve como um dos princípios a defesa da educação como instrumento de transformação social. Ele fundou e foi o primeiro presidente do Movimento de Cultura Popular (1960), que nasceu com objetivo de pensar e planejar a educação pública do Recife a partir da orientação do então prefeito Miguel Arraes de Alencar.

Advogado, educador, humanista e pensador social católico, Germano Coelho foi prefeito de Olinda por duas vezes (1977/1980 e 1993/1996) e articulou para o município o título de Cidade Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982.

Ainda não há informações sobre enterro e velório.

Em nota, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), lamentou a morte de Germano Coelho. “Ele foi um dos mais importantes homens públicos de Pernambuco, que teve a cultura e a educação como missões de vida e papel importante na conquista do título de Cidade Patrimônio da Humanidade”, disse o gestor.

Nota do prefeito de Olinda, Professor Lupércio

“O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, lamenta com profundo pesar o falecimento do advogado e ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho. Um dos mais importantes homens públicos do nosso Estado, que teve a cultura e a educação como missões de vida e papel importante na conquista do título de Cidade Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982. Germano, que administrou a Marim dos Caetés por duas gestões: a primeira entre 1977 a 1980 e depois de 1993 a 1996, sempre foi conhecido pela forma gentil de tratar as pessoas. Me solidarizo com familiares, amigos e todos os olindenses por essa perda tão sentida.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia