Postagens

Mostrando postagens de Agosto 7, 2019

Pernambuco registra menor número de homicídios dos últimos seis anos

Imagem
Julho de 2019 foi 20º mês consecutivo de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais, menor registro desde agosto de 2013

Durante reunião do Pacto Pela Vida (PPV), na tarde desta quarta-feira (07.08), o governador Paulo Câmara anunciou que Pernambuco chegou, em julho, ao 20º mês consecutivo de redução nos homicídios e ao 23º mês de diminuição nos roubos. Em relação ao número de mortes (245), desde agosto de 2013, ano de maior êxito da política de segurança, ou seja, em um intervalo de 71 meses, o governo não registrava um índice tão baixo dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). O mês passado apresentou uma retração de 28,2% em relação ao mesmo período de 2018 (341), uma diferença de 96 mortes.
Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) tiveram redução de 17,7%, com 6.401 casos em julho deste ano contra 7.780 no mesmo mês do ano anterior, a menor incidência dos últimos 51 meses – ou seja, desde abril de 2015. Foram 1.379 registros a menos de subtração de bens. O govern…

Clodoaldo Magalhães marca presença na cerimônia do Prêmio Idepe

Imagem
O 1º Secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Clodoaldo Magalhães, marcou presença na cerimônia de divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe).
A solenidade, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, indicou o ranking entre escolas, municípios e gerências regionais de todo o estado. O resultado geral de 2018 foi de 4.7, demonstrando crescimento em comparação com 2017, quando a nota foi de 4.5. As informações divulgadas pelo governo do Estado mostram que apenas 11 escolas da rede estadual tiveram taxa abaixo de 3 pontos, apresentando uma queda de 98%.
Estavam presentes na cerimônia o governador do Estado, Paulo Câmara e o Secretário de Educação e Esportes, assim parlamentares e representantes dos dez melhores resultados do índice em cada uma das cinco categorias avaliadas (municípios, escolas municipais, escolas estaduais, escolas estaduais em parcerias e gerências regionais).

Cartório Eleitoral será entregue à população do Distrito São Domingos

Imagem
A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus firmou uma parceria com o TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) e entregarão juntos na próxima quinta-feira (08) no Distrito São Domingos o novo cartório eleitoral.
Com a iniciativa, a população que antes tinha que percorrer 60 km para retirar ou regularizar seu título eleitoral, vai poder fazer este serviço sem se deslocar da referida localidade. 
Com a abertura do cartório no distrito  estima-se que São Domingos alcance um número de aproximadamente 15 mil eleitores para o próximo pleito eleitoral.

Educação de Pernambuco avança e resultados superam mais uma vez a média do País

Imagem
Solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara premiou municípios, escolas e Gerências Regionais que alcançaram os melhores índices da educação básica estadual de acordo com o IDEPE

Dedicação, trabalho e prioridade nos investimentos. Essa é a fórmula que tem garantido a Pernambuco avançar na conquista de importantes resultados na área da educação. Mais uma demonstração desses avanços ficou registrada nesta quarta-feira (07.08), durante a premiação dos gestores, professores e estudantes da rede pública que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2018. Superando a pontuação média de 4,5 de 2017, os novos dados revelaram crescimento nos indicadores, que na média geral subiu para 4,7, superando novamente o índice nacional, que é de 3,5.
A solenidade, no Palácio do Campo das Princesas, foi comandada pelo governador Paulo Câmara, acompanhado de vários secretários estaduais, deputados estaduais e prefeitos. “Esse prêmio busca reconh…

STF suspende transferência Lula para Tremembé até julgamento de habeas corpus

Imagem
Rafael Moraes Moura Estadão
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Miguel Schincariol/AFP
Por maioria de votos, Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu nesta quarta, 7, parcialmente pedidos da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão proferida pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que autorizou a transferência do petista de Curitiba para São Paulo, com base em um pedido da Polícia Federal.
Dessa forma, o petista deve seguir preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
O advogado Cristiano Zanin Martins fez três pedidos ao STF: que conceda liminar para restabelecer a liberdade plena de Lula; subsidiariamente, suspenda a decisão de Carolina até a final julgamento de habeas corpus; e que assegure ao ex-presidente o direito de permanecer em Sala de Estado Maior.
O STF formou maioria para acolher os pedidos secundários da defesa de Lula.

Faltam apenas 2 dias para a Emoção do Encontro

Imagem
Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira se apresentam na próxima sexta-feira (9) em Santa Cruz do Capibaribe

Agora falta pouco para o espetáculo que vai entrar para nossa história. A cena artística e cultural de Santa Cruz do Capibaribe não será a mesma após o show ´´A EMOÇÃO DE UM ENCONTRO`` com os dois monstros da música brasileira, Oswaldo Montenegro e Renato Teixeira. O show acontece dia 9 de agosto no Cecap (anexo da Casa da Criança), Rua Antônio Burgos, 242 - Nova Santa Cruz - Santa Cruz Do Capibaribe (PE). INGRESSOS INDIVIDUAIS JÁ ESTÃO À VENDA NA LOJA PONTES TÊXTIL, centro de Santa Cruz do Capibaribe. Mais informações pelos telefones (81) 99981-4194 e (81) 99981-4663.

Gilmar Mendes irá submeter decisão sobre Lula a Dias Toffoli

Imagem
Defesa entrou com pedido de liberdade após o ex-presidente ter transferência determinada para presídio em São Paulo 
R7 PLANALTO
Clébio Cavagnolle, da Record TV, com Mariana Londres
Mendes irá submeter decisão sobre Lula a Toffoli Dida Sampaio/Estadão Conteúdo - 04/12/2018
O ministro Gilmar Mendes disse ao R7 Planalto que irá submeter ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, a decisão sobre a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Neste caso, Toffoli tem três caminhos. Ou pode decidir monocraticamente, o que é menos provável, ou submeter a decisão ao plenário da Suprema Corte, ou designar ainda um relator, sendo que o natural ministro é o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato. 
Deputados e senadores chegam ao STF para reunião Clébio Cavagnolle/Record TV
A defesa de Lula pediu nesta quarta-feira (7) ao ministro Gilmar Mendes que conceda liberdade ao ex-presidente até o julgamento de um habeas corpus pela Segunda Turma do tribunal. Caso a liberdade sej…

A POESIA DE MARIA GALINDO NO TEATRO MUNICIPAL

Imagem
Santa Cruz do Capibaribe - Em noite de autógrafos, nesta terça-feira (06), a poetisa Maria Galindo apresentou seu livro "A Poesia de Maria" para um público que lotou as dependências do Teatro Municipal. Ela falou da sua obra e da sua vida e também das gratas surpresas que vem observando na Capital das Confecções, dentre elas o projeto "Gelateca", de iniciativa do Rotary Club, que coloca livros gratuitamente à disposição das pessoas.
Filha de Miguel Bento, paraibano de Barra de São Miguel e de Geraldina Torres, santa-cruzense, Maria nasceu em Taquaritinga do Norte, mas com um ano de idade veio morar em Santa Cruz do Capibaribe. Atualmente reside no Mato Grosso.

Maria Galindo é casada com Renato Teixeira, que apresentará com Oswaldo Montenegro o show 'A emoção de um encontro' na próxima sexta-feira (09) no Centro Esportivo Cultural Capibaribe (anexo da Casa da Criança).
ENTREVISTA COM MARIA GALINDO














FESTA DE 2° ANIVERSÁRIO DA FEIRA DE CACIMBA DE BAIXO

Imagem

Governo de Pernambuco divulga resultado do IDEPE e destaques da Educação no Estado

Imagem
O governador Paulo Câmara recebe, nesta quarta-feira (07.08), no Palácio do Campo das Princesas, gestores, professores e estudantes das redes municipais e da rede estadual para a divulgação do resultado e a premiação dos destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). A solenidade é um dos eventos mais importantes do calendário da educação pública de Pernambuco, e tem como objetivo valorizar o trabalho das escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e dos municípios que obtiveram bom desempenho educacional.
Na cerimônia também será divulgado o resultado geral do IDEPE do Estado de Pernambuco. Ao todo, serão agraciadas 14 categorias do Prêmio IDEPE. Além de reconhecer o trabalho dos profissionais da área de educação, os resultados são usados para premiar aqueles que cumprem as metas para o indicador estadual, por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Existente desde 2015 e divulgado anualmente, o Prêmio IDEPE é aferido por meio das mesmas va…

Aplicativo Detran Mais Fácil para celular e tablet

Imagem
Acessar os principais serviços e consultas do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, DETRAN-PE, na palma da mão. Isso já é possível por meio do aplicativo para celular, DETRAN Mais Fácil.  Desenvolvido pelo Órgão, o app está apto a rodar nas plataformas Android e IOS e está disponível para download, gratuitamente, na loja das plataformas, sendo o Itunes e Play Store.
O app do DETRAN disponibiliza agendamentos online para os serviços de Alteração de Dados do condutor, reabilitação para Permissionário (condutor que possui a CNH provisória) e transferência de prontuário do condutor (averbação de CNH) de outro estado para Pernambuco. O usuário também poderá, de forma simples, consultar pontos na carteira, informações sobre seu veículo, os agendamentos realizados e salvar no aparelho os comprovantes de agendamento, sem precisar gastar papel para imprimir. Além disso, o usuário receberá, por meio do aplicativo, um alerta lembrando que a necessidade de renovar a habilitação.
Interlig…

Universitários pernambucanos conquistam vaga na final da seleção para Estágio-Visita na Câmara dos Deputados

Imagem
Petrolina, Primavera, Serra Talhada, Buenos Aires e Belém do São Francisco são as cidades dos estudantes que estão participando da final da seleção promovida pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) para o Estágio-Visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os vídeos foram avaliados pela criatividade dos universitários em mostrarem o potencial do lugar onde vivem.
Adalberto Bruno, de Petrolina, que cursa Gestão Pública na Uninassau, destacou o potencial da fruticultura de sua região. A estudante de Direito Gabriela Alves, de Primavera, mostrou a vocação turística da Cachoeira do Urubu. O desenvolvimento regional, que cresce com novos investimentos, foi abordado por Edvan Lima, de Serra Talhada, estudante de Direito.
Sérgio Moura, de Buenos Aires, que cursa Letras na Faculdade Luso-Brasileira, localizada em Carpina, apontou a riqueza cultural de sua cidade natal. De Belém do São Francisco, o estudante de Direito, Jadson Danilo, que estuda na Faculdade de Ciências…

Enquanto projetos como o Recife 500 não se concretizam, pernambucanos buscam alternativas para qualidade vida na modernidade

Imagem
Há cerca de um mês foi lançado o projeto Recife 500 Anos, proposição que aponta 62 diretrizes de desenvolvimento sustentável, a ser implementado na cidade até 2037, fruto de escutas coletadas com cinco mil pessoas desde 2015. Esse processo fomentou esse documento, gerado e disponibilizado na internet,  com um conjunto de ideias, sugestões e análises técnicas a serem implementadas até a data limite para a conclusão do programa, que prevê reestruturação nas áreas de educação, planejamento urbano, infraestrutura, saúde, meio ambiente e qualidade de vida. Um conceito discutido neste quesito, por exemplo, é o da "cidade-parque" que visa manter, implementar e regulamentar as unidades de conservação no Recife, bem como ampliar e melhorar a distribuição da cobertura vegetal. “No aspecto urbano as cidades tem sido alvo de transformações importantes: sistemas de transportes, redução das áreas úteis habitacionais (apartamentos minúsculos), escritórios coletivos, home offices, entre out…

PSB COBRA DA CAIXA ESCLARECIMENTOS SOBRE DISCRIMINAÇÃO AO NORDESTE

Imagem
Líder do partido, Tadeu Alencar, e os deputados Elias Vaz e Denis Bezerra assinam documento dirigido a Pedro Guimarães A bancada do PSB na Câmara dos Deputados protocolou, nesta terça-feira (06), documento convocando o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para que preste esclarecimentos à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados - CFT, sobre a redução de operações de crédito destinadas a Estados e Municípios do Nordeste. O documento é assinado pelo líder do partido, deputado Tadeu Alencar, e pelos deputados Elias Vaz e Denis Bezerra, os dois últimos são membros da respectiva Comissão. Não há indicação de prazo para que a convocação seja cumprida, mas o documento assinala que o presidente da Caixa compareça à Comissão “com a maior brevidade possível”.  “A contratação pela Caixa Econômica Federal - até julho de 2019 - de operações com governos regionais de apenas 2,2% do total, quando em 2018 foi de 21,6% e, em 2017, de 18,6%, é a ratificação de que a am…

Brasil pode ser primeira opção da China para substituir EUA no fornecimento de produtos agrícolas?

Imagem
Pedro Revellion/Palácio Piratini/Fotos Públicas
Na última segunda-feira, a China anunciou a suspensão da compra de produtos agrícolas dos Estados Unidos, em um novo desdobramento da guerra comercial entre os dois países, que, mais uma vez, está sendo visto como uma boa oportunidade para os produtores brasileiros. Desde o início dessa guerra comercial entre as duas maiores potências da atualidade, vêm surgindo considerações sobre espaços em potencial a serem preenchidos pelo Brasil com suas commodities. Dessa vez, não é diferente. Mas, para o especialista em comércio internacional José Luiz Pimenta Junior, professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), enquanto há, sim, um vislumbre dessa possibilidade no curto prazo, há, ao mesmo tempo, razões para o Brasil e o mundo se preocuparem com a escalada das tensões econômicas entre Washington e Pequim. Em entrevista à Sputnik Brasil, o acadêmico é taxativo ao afirmar que, no longo prazo, o protecionismo não faz bem a ning…

Câmara dos Deputados aprova reforma da Previdência em 2° turno

Imagem
As novas regras da aposentadoria ainda precisam passar pelo crivo do Senado Federal
Estado de Minas
(foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (7), o texto-base da reforma da Previdência. Foram computados 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção. As novas regras da aposentadoria precisam passar pelo crivo do Senado Federal. 
Nessa terça-feira (6), os deputados federais iniciaram a análise da proposta de reforma em 2° turno. Foram protocolados oito destaques supressivos até as 22h30, sendo sete da oposição e um do partido Novo: a expectativa é de que eles sejam analisados nesta quarta. Por 304 votos a nove, os parlamentares rejeitaram todos os destaques individuais.
Após muito debate, Rodrigo Maia informou à meia-noite que a votação do texto-base seria a última do dia. Uma nova sessão foi marcada para as 9h desta quarta e a ordem do dia será aberta às 11h. O presidente da Câmara acrescentou ainda que os trabalhos nas …