Alepe terá frente para analisar efeitos de novas tecnologias sobre empregos

INICIATIVA – Grupo parlamentar para tratar de impactos da Quarta Revolução 
Industrial em Pernambuco foi proposto por João Paulo. 
Foto: Roberto Soares

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça (12), a criação da Frente Parlamentar sobre os Impactos da Quarta Revolução Industrial em Pernambuco. Por iniciativa do deputado João Paulo (PCdoB), o grupo irá analisar as possíveis mudanças no mercado de trabalho em razão do desenvolvimento das novas tecnologias. Também integram o colegiado Isaltino Nascimento (PSB), Priscila Krause (DEM),Professor Paulo Dutra (PSB) e Tony Gel (MDB).

Quarta Revolução Industrial é o nome usado por especialistas para descrever as transformações sociais esperadas a partir da convergência de tecnologias como a inteligência artificial, a nanotecnologia e o desenvolvimento da internet das coisas – a possibilidade de que todos os objetos, desde os automóveis até os eletrodomésticos, estejam conectados à rede mundial de computadores.

No campo do trabalho, estudiosos do tema têm se preocupado com a possibilidade do fechamento repentino de inúmeras vagas de emprego, uma vez que os computadores poderão se tornar capazes de substituir profissionais especializados, como motoristas, professores, administradores, médicos, bancários e advogados.

“Os avanços da tecnologia já têm extinguido postos de trabalho e, com o advento da inteligência artificial, isso pode se tornar ainda mais dramático”, analisou João Paulo, que coordenará a Frente Parlamentar. O deputado também informou ter concluído um mestrado sobre o assunto, com enfoque no setor bancário. “Mesmo as empresas dos segmentos que lucram ano após ano, como os bancos, têm demitido funcionários. Isso, em pouco tempo, terá impacto também sobre a Administração Pública e merece a nossa atenção”, argumentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara