Municípios agora podem investir recursos do FEM em segurança


O governador Paulo Câmara assinou, na última sexta-feira (16), o decreto de lei 47.136, que determina às prefeituras destinarem parte dos recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) - percentual a ser definido - em ações voltadas para a segurança pública. A iniciativa partiu do deputado e agora secretário estadual Aluísio Lessa, através do Projeto de Lei 16.326/2018, por entender que o formato atual de ações em segurança pública está defasado, onde a responsabilidade é exclusiva dos estados.

A medida assegura a co-participação dos 184 municípios no combate à violência. Os gestores municipais poderão aplicar os recursos em iluminação pública, viaturas, câmeras de seguranças, aplicativos etc. A lei não retira dinheiro das prefeituras, apenas define um investimento em Segurança Publica. Inclusive, já há prefeitos usando recursos do FEM para esta finalidade.

A ação deixa claro que não se pode adquirir arma de fogo. O seu objetivo é aprimorar a infraestrutura em segurança nas cidades. Os recursos garantem, por exemplo, a aquisição de viaturas, carros e motos para auxiliar o transporte escolar na zona rural, que tem sido alvo de assaltos, e intermunicipal, que é para estudantes universitários.  

Apesar do nosso esforço, não há apoio do Governo Federal em matéria de segurança pública para Pernambuco. É um completo descaso. A união emprega toda a responsabilidade para os estados. Mas a população necessita da atuação conjunta de todas as esferas do poder público para no combate à criminalidade.   

Enquanto o Governo Federal se esquiva, exercemos a nossa atividade parlamentar para reforçar o Pacto Pela Vida, programa do Governo de Pernambuco que, há 10 anos, tem reduzido o número de homicídios no Estado, fazendo de Pernambuco o estado mais seguro do Nordeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara