O fim vem, o fim vem!, por Dario Gomes

Cada fim de uma etapa é o começo de outra, tudo depende de nós.

Sempre estamos a chegar ao fim de alguma coisa: O fim do trabalho executado, o fim do horário de trabalho, o fim do dia, o fim da reunião, o fim da inimizade, o fim da fome, o fim de um relacionamento, o fim de uma luta, o fim de uma vida. Fim é o término, a conclusão de algo, mas chegar ao fim nem sempre quer dizer concluir. Às vezes chegamos ao fim e não concluímos aquilo que se queria. Com o fim vem a satisfação ou tristeza ou talvez a indiferença. O fim da infância, da adolescência, da vida adulta, o fim da vida.

Quantos, este ano, chegaram ao fim do estudo, a conclusão do curso tão desejado. O fim de uma etapa chegou e agora começa uma nova fase, o executar de tudo quanto aprendeu, daqui a uns anos, no exercício de sua profissão, muitos olharão para trás e verão que muitas outras etapas chegaram ao fim também e que hoje vivem um novo tempo que, um dia, chegará ao fim.

Mas é bom vivermos o momento que estamos a viver agora, se na luta para concluirmos ou mesmo já tendo concluído. Se já chegamos ao fim de uma etapa, haverá sempre o começo de outra. Ao fim de mais um dia vem logo a esperança de um novo ao amanhecer. 

Enfim, mais um ano se vai e com ele muitas coisas também se foram. Perdemos dinheiro, tempo, amigos, parentes, contudo em contrapartida, ganhamos muitas coisas e dentre tantas, a experiência e a esperança de termos um ano melhor pela frente, um ano com melhores opções de sobrevivência. Eu não diria, um ano perfeito, mas pelo menos, menos violento, com mais compreensão e melhores oportunidades. Mas tudo isso só depende de cada um de nós, depende de cada um per si.

Não esperemos um ano melhor se nós não melhorarmos a nós mesmos, se não corrigirmos a tempo nossos filhos, se apontarmos a corrupção de nossos representantes e continuarmos a vender o nosso voto ao primeiro político, se, por um motivo banal, alimentamos o ódio contra nosso irmão, se apontarmos os outros e nada fazermos para mudarmos o mundo ao nosso redor. Um novo ano se inicia e com ele muitas esperanças, mas ele também chegará ao fim e, pode ser que, ao fim do mesmo, estejamos lamentando por mais um ano perdido.

As pessoas usam as palavras como fórmulas mágicas para tentarem atingir seus objetivos, desejam um feliz ano novo e em si nada fazem para que o ano seja realmente feliz e mais justo. 

Será que um desejo de feliz Natal ou de um Próspero ano novo é suficiente para mudar a situação? É preciso mais que isso. É necessário arregaçar as mangas e partir pra luta, trabalhar em prol de seus objetivos, parar de reclamar e sair do casulo, ser a partir de então o promovedor do bem estar de si próprio e de todos que lhe cercam, o ano novo será próspero se tomarmos a receita do grande escritor Rui Barbosa, que diz: Tenho o consolo de haver dado a meu país tudo o que me estava ao alcance: a desambição, a pureza, a sinceridade, os excessos de atividade incansável, com que, desde os bancos acadêmicos, o servi, e o tenho servido até hoje. Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem. A oração é o íntimo sublimar-se d'alma pelo contato com Deus. O trabalho é o inteirar, o desenvolver, o apurar das energias do corpo e do espírito, mediante a ação contínua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo onde labutamos.

Uma geração que luta por dias melhores, dias melhores lhe sobrevirá. Uma geração que cobra dos outros, mas não se corrige estará fadada ao fracasso e aos dissabores que, certamente lhe sobrevirá.

Lembro-me de uma frase que o famoso locutor de rádio Gil Gomes dizia ao término de seu programa policial: Se você agir com dignidade, você pode não consertar o mundo, mas tenha certeza, na Terra haverá um canalha a menos.

Um ano novo vai começar e o meu desejo é que possamos fazer com que o mundo ao nosso redor melhore, que tenhamos caráter de assumir nossos próprios compromissos e deixarmos de apontar os erros alheios, que possamos dar o melhor de nós, na firma, na rua, em casa, na igreja, no mercado, em todos os lugares. Que o mundo mude a partir de cada um. E quem sabe possamos dizer ao fim de 2017, que este foi um ano melhor e que a nossa participação foi imprescindível para que isto acontecesse.

O fim vem.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia