Geraldo e João Paulo empatados nas intenções de voto no Recife

De acordo com pesquisa do Ipespe/Folha, ambos lideram a corrida pela PCR

Marcelo Montanini, da editoria de Política
Folha de Pernambuco

Ao todo, 25% dos entrevistados votariam em Geraldo Julio
A dois meses para o início das campanhas municipais, a primeira pesquisa eleitoral para prefeito do Recife, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, aponta o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o ex-prefeito João Paulo (PT) empatados tecnicamente na corrida eleitoral, com uma ligeira vantagem para o primeiro.

Há quatro anos à frente da PCR, o atual gestor possui 25% das intenções de votos, enquanto o petista, longe do Executivo há quase oito anos, tem 23%. A margem de erro do estudo é de 3,5 pontos percentuais. O deputado federal Daniel Coelho (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 13%, e a deputada estadual Priscila Krause (DEM), com 3%, em quarto. Os demais pré-candidatos - Carlos Augusto Costa (PV), Silvio Costa Filho (PRB) e Edilson Silva (PSOL) - possuem 1%, cada.

Arte/Folha
Confira dados da pesquisa
Votos brancos e nulos somam 25% - o mesmo quantitativo do primeiro colocado - e 8% não responderam ou não souberam responder. Na pesquisa espontânea, 54% não souberam ou não responderam em quem votariam, enquanto 27% dos entrevistados optaram por votos brancos, nulos ou não votariam em nenhuma das opções. Neste caso, o atual prefeito tem 11% da preferência do eleitorado, seguido por João Paulo, com 6%, e Coelho, com 1%. Priscila Krause, Silvio Costa Filho e Edilson Silva não pontuaram. Já Carlos Augusto Costa não foi citado.

A pesquisa chama atenção pelo alto índice de rejeição a todos os pré-candidatos. Edilson Silva é o que possui a maior rejeição (57%) dentre os nomes apresentados, seguido por Priscila Krause
(54%), Silvio Costa Filho (53%) e por Daniel Coelho (52%). Geraldo Julio e João Paulo estão empatados com 50%. Já Carlos Augusto Costa é o que possui a menor rejeição (48%), no entanto, também é o menos conhecido dos postulantes.

Em nível de conhecimento, o atual prefeito e o exprefeito também estão tecnicamente empatados. Mais de 80% dos entrevistados conhecem ambos: 46% dos entrevistados afirmaram conhecer mais ou menos o socialista, apesar dos quatro anos a frente da PCR. 36% o conhecem bem, enquanto 2% disseram não o conhecer. João Paulo, longe da PCR desde 2008, é conhecido mais ou menos por 47% dos eleitores. Enquanto 36% declararam conhecer bem o petista, 3% disseram não o conhecer.

Por sua vez, o deputado Daniel Coelho, que já disputou uma eleição majoritária, é conhecido por 50% dos entrevistados, sendo que 17% afirmaram o conhecer bem e 33% mais ou menos. 16% dos entrevistados não conhecem o tucano. Os deputados estaduais Priscila Krause e Costa Filho, que disputam pela primeira vez o pleito ao Executivo Municipal, são conhecidos por 34% e 30%, respectivamente. 26% disseram não conhecer a democrata e 30%, o perrebista. Os três iniciaram a vida pública na Câmara dos Vereadores do Recife, juntos, em 2004.

Edilson Silva é conhecido por 22% dos entrevistados. 4% o conhecem bem e 18% mais ou menos. 45% disseram não o conhecer. Carlos Augusto Costa é conhecido por 10% da população, sendo que apenas 1% dos entrevistados disse conhecê-lo bem. 64% afirmaram não o conhecer. A pesquisa em parceria Folha/Ipespe entrevistou 800 eleitores, entre os dias 16 e 17 de junho, em diversas regiões da capital pernambucana. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-02940/2016. O índice de confiança é de 95,45%. 

Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara