O sapo, por Dario Gomes

Talvez, pelo fato de ser considerado feio, ele é tão marginalizado.

DARIO GOMES
Da família dos anfíbios o sapo, em suas mais diversas espécies, é considerado asqueroso. Há quem diga que ele é perigoso, outros o considera nojento, mas tem até quem simpatize com ele. Já ouvi alguém comentar sobre sua beleza, porém, na maioria das vezes, é considerado feio. Desengonçado na forma de andar, na verdade de pular. O seu canto também não é dos mais belos, mas entre ouvir certas músicas e o coaxar de um sapo, eu fico com o segundo, porque tem cada cantor que perde até para canto de sapo.

O fato é que o sapo é perseguido e expulso de onde estiver, quando se acha um entocado embaixo de algum lavatório, ou detrás de uma porta, logo a vassoura entra em ação e lá se vai o coitado para o olho da rua, mas ele é esperto e, no outro dia, lá está ele, com toda teimosia que lhe é peculiar e novamente ele é expulso sem a mínima consideração. Vítima dos mais diversos maus tratos o sapo não grita, nem geme, suporta a dor, até morrer.

Se existe algum dano que um sapo fez, com certeza, foi por autodefesa. Animal inofensivo ao homem, mas trouxe a sina de ser mal feito e por isso rejeitado e a causa do medo de muitas mulheres e homens também.

Eu creio que na vida, entre os homens, acontece a mesma coisa. Algumas pessoas são marginalizadas por não terem uma boa aparência ou por terem algum defeito físico. Desde muito tempo, a nossa geração racista, sempre suspeitou que o ladrão fosse o negro, que a perturbação da rua é o crente, que o assassino mora na favela, que o bandido é o pobre. Mas a história conta diferente: Tem muito branco assaltando, tem muitos outros que se dizem religiosos perturbando, tem muito assassino morando nos palácios, tem muita gente rica bandida. Não é pelo fato de ser desprovido de beleza ou de bens que uma pessoa deve ser tratada com desdém ou marginalizada.

Na própria bíblia nós encontramos que Cristo não era um homem fisicamente lindo, nem tampouco de olhos azuis, o profeta Isaías diz: Isaías 53:2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 

Contudo Ele é o Filho de Deus, o Salvador do mundo, não veio com aparência exterior para que não fosse atraído por ela, mas o que atraia os homens para si, era o seu modo de ser e agir, era o seu imensurável amor com amou aos homens. Essa era a diferença. Sua maior beleza estava no interior. No âmago de sua alma.

Conheço um irmão que mora na cidade de Nazaré da Mata, Calixto é o seu nome, desde o tempo em que trabalhávamos na Usina Cruangí, em Timbaúba. Sendo ele de cor negra passou por um episódio um tanto quanto interessante.

Estava ele em um ônibus dentro da cidade de Recife e ia retornando à sua casa, quando percebeu que uma moça havia sido enganada por um elemento que a estava conduzindo junto a si, não sabendo ela quem era o mesmo e dizendo ele que a estava levando para dar-lhe uma assistência, pois a mesma havia se perdido na capital, percebendo o perigo ao qual ela se encontrava, o irmão Calixto logo interviu e tomou a moça das mãos do elemento e procurou saber para onde ela queria ir, ao lhe ser relatado o bairro e a rua, desceram ambos do coletivo e voltaram em outro para o centro da cidade onde tomaram o ônibus para o destino que ela lhe conferiu. Ao chegarem ao bairro e, por conseguinte à residência onde se encontraram os parentes da dita moça, ela caiu em desespero e nada conseguia dizer para explicar o ocorrido, foi quando os irmãos da dita cuja cuidaram de segurar o “negrão” e já lhe fizeram ameaças de que, se ele fez alguma coisa com ela, iria morrer. Mas aconteceu justamente o contrário, ao conseguir falar ela explicou que caíra nas mãos de um bandido e se não fosse o irmão negro que a salvara, não sabia o que poderia ter lhe acontecido. A partir daí a coisa mudou, ele foi tratado como príncipe e herói e voltou para casa de taxi, pois já se passavam das 23:00 Horas, deixando a família muito agradecida e ainda dizendo que Deus enviara um anjo para proteger a filha querida. 

Às vezes somos julgados pela aparência, assim como o sapo, que nada faz de mal e é tão temido.

É bom lembrar que umas das alimentações preferidas do sapo é o mosquito, sua língua comprida e pegajosa é uma ferramenta muito útil na captura de insetos, portanto ele é um grande cooperador no combate ao mosquito transmissor da dengue e suas variantes.

Eu acho até que as prefeituras deveriam distribuir peixes, como estão fazendo, para comerem as larvas dos mosquitos da dengue, mas também deveriam distribuir sapos para comerem os mosquitos que voam, mas se essa minha ideia for um absurdo deixo, pelo menos uma dica: Não maltrate o sapo e nem mate-o, deixe ele cumprir o seu dever de eliminar boa parte dos mosquitos que estão ao nosso redor, quanto mais sapos tivermos ,menos mosquitos teremos, lembre-se que cada sapo come em média, três xícaras de insetos por dia, sendo assim um dos maiores controladores de pragas do planeta. 

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia