“A OPOSIÇÃO ESTÁ ENTRINCHEIRADA NA TESE DO IMPEACHMENT”

Ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, disse que a oposição colocou o país em uma situação em que somente o que importa é apear a presidente Dilma Rousseff do poder, deixado de lado a agenda necessária para alavancar a retomada do crescimento econômico; "Estamos enredados numa disputa política que vem se estendendo demasiadamente. A oposição está entrincheirada na tese do impeachment", afirmou

Pernambuco 247 - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, defendeu, nesta sexta-feira (23), a volta da CPMF como mecanismo auxiliar para que o governo possa equilibrar as contas públicas. "Não se tem como fazer mágica. Ou você cria o imposto ou não paga as contas do País. No atual contexto, não existe outro caminho a não ser criar um imposto provisório", disse Armando em entrevista à Rádio Jornal do Commercio. Ele também defendeu a permanência de Joaquim Levy à frente do Ministério da Fazenda e afirmou que "Não existe outro caminho que não seja o do ajuste, porque sem ele não tem como voltar a crescer". Armando também criticou a oposição ao dizer que "a oposição está entrincheirada na tese do impeachment" e que "deixa de lado uma série de iniciativas que são fundamentais para o Brasil sair da crise".

Para o ministro, o momento atual do país está sendo marcado por um ajuste fiscal severo, mas que e necessário enxergar o horizonte a longo prazo, tendo em vista a retomada do crescimento econômico. Segundo ele, o ajuste fiscal é necessário para que mais à frente os juros possam cair e possibilitar a retomada do crédito de forma mais consistente. "Não existe outro caminho que não seja o do ajuste, porque sem ele não tem como voltar a crescer", afirmou.

"Nesse contexto, não há outro caminho no Brasil senão criar um imposto de caráter provisório. E aí, tem que ser de caráter provisório. Precisa se aprovar a CPMF no seguinte contexto: enquanto tiver havendo queda real na arrecadação, esse imposto permanece. Assim que você interromper a queda real no valor da arrecadação, esse imposto desaparece", disse. "Se o Congresso não aprovar a CPMF, o Congresso está obrigado a dizer como faremos então, o ajuste, porque mágica ninguém faz. É preciso pagar as contas", completou. Ele ressaltou, ainda, que em 1999, quando a CPMF foi criada no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o país vivia uma crise similar a atual.

Armando também defendeu a permanência do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que tem sido duramente criticado por membros do PT por conta do ajuste fiscal e da crise econômica. "O ajuste é meio, o objetivo é o crescimento. Eu acho que o ministro Levy

"Acho que a posição do presidente do partido [Rui Falcão, presidente do PT, que defende a a saída de Levy do ministério] está errada. Eu não vejo outro caminho que não seja o do ajuste fiscal. Porque sem reequilibrar a parte fiscal, você não pode criar condições para que o Brasil volte a crescer. Então, essa manifestação do presidente do PT, ao meu ver, não ajuda o país, nem o governo. Eu discordo de forma categórica", afirmou.

Armando também criticou a oposição por radicalizar as discussões em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff e deixar de lado temas que auxiliaram a tirar o país da crise. "Estamos enredados numa disputa política que vem se estendendo demasiadamente. A oposição está entrincheirada na tese do impeachment. O impeachment pelo impeachment. É uma luta política aberta. Enquanto a agenda do Brasil for essa discussão do impeachment, nós paralisamos uma série de iniciativas que são fundamentais para o Brasil sair da crise. E aí, o que é que eu desejo? Eu desejo que essa questão de algum modo se resolva, que o Congresso nacional possa resolver isso em três semanas ou em quatro, para nós passarmos para uma outra agenda", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia