O ler e o saber

Por Dário Gomes*
"Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas" - Rui Barbosa

A leitura nos abre a mente para entendermos muitas coisas que precisamos saber. Mas é preciso muito cuidado porque o que lemos pode ser para nós como uma verdadeira lavagem cerebral, mudando radicalmente a nossa ideia, ou do contrário, como algo que, por mais razão que tenha, nunca vai mudar nosso modo de ver e pensar.

É preciso ler, mas é preciso refletir naquilo que se leu e sempre impormos interrogações, entendermos as colocações do escritor, se as ideias apresentadas tem fundamento ou não e quais os propósitos ou as intensões para o qual o texto foi escrito.

Lembro-me de que, quando faltavam uns seis meses para a Copa do Mundo, recebi um e-mail que dizia assim: Enquanto nós estamos preocupados com a Copa do mundo os deputados abaixo relacionados estão no congresso votando uma lei para acabar conosco. . . e em seguida vinha uma relação com os nomes de doze a quinze deputados federais, e também pedia-se que repassassem o e-mail para a maior parte de pessoas possíveis , para que todos ficassem sabendo daquilo. No momento levei a sério a informação, porém antes de repassar fiz uma consulta no site da câmara de deputados e para minha surpresa somente dois deles estavam na ativa, os demais já nem mandato tinham. Era um verdadeiro engodo. É assim que acontece, as informações são repassadas com se fossem a última verdade adquirida, e quem as lê ,muitas vezes, nem se dá ao trabalho de pesquisar se as fontes são verdadeiras. Muitas pessoas postam informações através das redes sociais, informações essas, que não se sabe a procedência, muitas das quais sem fundamentos e acabam afirmando somente o que os outros afirmam.

O estudar não é somente ler e decorar o texto lido, mas adquirir conhecimentos que, com certeza, lhes servirão para sua formação. Quando estudamos adquirimos as bases para o nosso desenvolvimento profissional, mas só teremos desenvolvido de fato, quando tivermos as nossas próprias ideias ou conclusões, por causa disso é que, os que querem fazer doutorado têm de ter a sua própria tese e ainda por cima defende-la.

O mesmo deve acontecer quando lemos a Bíblia Sagrada, é preciso ler, mas é preciso também verificar aquilo que se tem lido, fazendo para si as seguintes perguntas: Em que época foi escrito? Para quem foi escrito? Qual a finalidade da escrita? O texto adequa-se ao tempo presente? Que lição podemos tirar desse texto?

Muitos se aproveitam da ignorância das pessoas e afirmam o que a bíblia não afirma, tendo a única intenção de tirar vantagem nisso. Então é melhor nós mesmos lermos a Palavra, porque ela abre o nosso entendimento e nos faz conhecer melhor a Jesus Cristo, nosso Senhor. O profeta Isaías recomenda: Isaías 34:16 - Buscai no livro do SENHOR, e lede.

O trecho transcrito logo abaixo é parte do livro Oração aos moços de autoria de Rui Barbosa e diz:

Mas, senhores, os que madrugam no ler, convém madrugarem também no pensar. Vulgar é o ler, raro o refletir. O saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas, principalmente, nas ideias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvidos, mediante a transmutação, por que passam, no espírito que os assimila. Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas.

Até a próxima.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia