Um suspiro aliviado com a manutenção dos incentivos fiscais para Pernambuco

Câmara dos Deputados aprova reforma tributária renovando o benefício ao Polo Automotivo até 2032

Por Betânia Santana
Folha de Pernambuco

Deputados pernambucanos: Augusto Coutinho (Republicanos), Mendonça Filho (União Brasil), 
Renildo Calheiros (PCdoB) e Carlos Veras (PT)
 Foto: Reprodução do Instagram

Após um período de negociações intensas e um dia de tensão extrema, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de reforma tributária, mantendo os benefícios fiscais ao Polo Automotivo até 2032. Foram 341 votos a favor, 153 contra e quatro abstenções.

Havia uma disputa de líderes políticos e empresariais do Sul e Sudeste, que discordam do incentivo ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) celebrou a conquista. À tarde, durante a inauguração do Instituto de Genética Forense, ela chegou a interromper a entrevista para acompanhar a votação. Brigou com unhas e dentes para o Estado não perder o incentivo. Fez articulações até os últimos momentos. Já cogitava voltar a Brasília para outra conversa com o presidente Lula, caso a proposta fosse recusada.

"Essa é uma luta que nos exigiu muito trabalho durante todo este ano, para manter 20 mil empregos diretos, mudando a vida de gente da Zona da Mata.” Pela manhã, a governadora havia divulgado uma carta aberta defendendo a manutenção do benefício. Iniciativa corroborada pelos governadores do Nordeste.

Os coordenadores da bancada federal de Pernambuco, deputados Augusto Coutinho e Carlos Veras, também vibraram com o resultado. “Mesmo com muitas forças contra, conseguimos manter o regime de incentivo. É um grande dia para todos os pernambucanos e nordestinos”, ressaltou Coutinho.

Durante as discussões, Veras questionou o porquê do preconceito com o povo nordestino. "Por que tentar tirar as fábricas onde estão localizadas, gerando emprego e renda? Por que ir de encontro ao conteúdo nacional?", indagou.

Nas redes sociais, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reforçou a importância da aprovação. "A chegada da Fiat Stellantis a Pernambuco foi fruto do esforço do próprio presidente Lula e, na época, do nosso governador, o saudoso Eduardo Campos", registrou.

A Stellantis, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, possui 38 fornecedores e gera 60 mil empregos diretos e indiretos. Desde 2017, exportou R$ 736,5 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia