SDS ABRE PRAZO PARA PEDIDOS DE REFORÇO NA SEGURANÇA NO SÃO JOÃO


Prefeituras e demais organizadores de eventos juninos têm até 25 de maio para fazer a solicitação, por meio do site eventos.sds.pe.gov.br, e obter incremento no policiamento durante as festividades

Após dois anos sem os festejos de São João devido à pandemia de Covid-19, as forças de segurança pública de Pernambuco estão preparadas para garantir a tranquilidade do arrasta-pé em todo o Estado. Até 25 de maio, está aberto o prazo para as prefeituras e outros responsáveis por eventos juninos solicitarem o reforço no policiamento. A Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) receberá os pedidos exclusivamente por meio do site eventos.sds.pe.gov.br. Com isso, será planejado o lançamento extra de profissionais das Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar, para festas que ocorrerem entre os dias 2 de junho e 3 de julho.

“Estamos preparados para fazer o retorno do São João, neste ano de 2022, ficar gravado na memória dos pernambucanos como uma festa tão segura quanto alegre. Nosso objetivo, como sempre, é garantir que a população possa comemorar sem se preocupar, podendo circular e se divertir livremente. Com a ajuda das prefeituras e das empresas organizadoras das diversas festas previstas, traçaremos estratégias para alcançar essa meta, como conseguimos no último São João sem as restrições da pandemia. Naquele ano, em 2019, tivemos o segundo mês de junho menos violento de toda a série histórica de homicídios, iniciada em 2004”, destaca o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire.

Pelo site, os organizadores vão cadastrar dados como local e modalidade do evento, assim como estimativa de público e horários de início e término da festa. Para que possam confirmar o incremento da segurança, também precisam apresentar, ao batalhão da PMPE da área, a autorização da prefeitura local para o evento. Além disso, shows e outras atividades culturais que tiverem público estimado em mais de 1.000 pessoas terão que se adequar à Lei Estadual Nº 14.133/2010, que define regras para grandes eventos em Pernambuco.

Para os eventos que ocorrerão nas sextas, nos sábados e nos dias 23 e 24 de junho (véspera e dia de São João), o aumento de efetivo se dará em horários entre as 10h da manhã e as 2h da manhã. Já nos demais dias da semana, o reforço no policiamento pode ser concedido entre as 10h da manhã e a meia-noite.

ATESTADOS DO CORPO DE BOMBEIROS - É importante lembrar que os organizadores dos eventos no período de São João têm a obrigação de apresentar Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Somente depois disso podem pedir o atestado de regularidade emitido pela corporação, que necessita ser válido até data posterior ao evento. Para tanto, devem acessar o site www.bombeiros.pe.gov.br, na aba “Serviços”.

Outra exigência é que os eventos juninos só podem contratar trios elétricos, carros de som e de apoio que tenham atestado de regularidade. Depois de aprovado do projeto de segurança, os responsáveis têm que protocolar, até 10 dias antes do evento, o pedido de vistoria de regularização, ainda que a instalação não tenha sido executada. Essas vistorias serão realizadas por bombeiros militares com a estrutura (palcos, camarotes, etc.) já montada, em até 24 horas antes de sua utilização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia