Comissão do Senado aprova indicação de Kassio Marques para o STF

Por 22 votos a 5, integrantes do CCJ referendaram o nome do desembargador federal. Marques respondeu perguntas durante mais de oito horas na sabatina. Ele disse que ser "garantista" não equivale ter "leniência no combate à corrupção"

RS Renato Souza
Correio Braziliense

Desembargador Kassio Marques em sabatina no Senado - (crédito: Ed Alves/CB)

Por 22 votos a favor e 5 contra, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (21), a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, a decisão será levada para votação no plenário da casa legislativa.

O magistrado passou por sabatina durante mais de oito horas. Ele falou sobre prisão em segunda instância, sobre a operação Lava-Jato, eventuais inconsistências em seu currículo e sobre assuntos que foram decididos pelo Supremo nos últimos anos.

A sessão do plenário ocorre ainda nesta quarta-feira. Com relação à prisão em segunda instância, Marques afirmou que cabe ao parlamento decidir o assunto. Ele destacou que "o combate à corrupção é essencial para o regime democrático" e disse que ser um magistrado "garantista" não é sinônimo de "leniência no combate à corrupção".

Durante diversos momentos, o magistrado se esquivou das perguntas dos senadores. Ele alegou que algumas declarações poderiam resultar em processos disciplinares contra ele no TRF-1, onde atua no momento, ou serem alvos de pedidos de suspeição no Supremo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia