Projeto de Bolsonaro afrouxa regras do Código Brasileiro de Trânsito

Redação Pragmatismo

Jair Bolsonaro foi pessoalmente à Câmara entregar projeto de lei que muda o Código Brasileiro de Trânsito. Proposta aumenta de 20 para 40 pontos o limite para suspensão da habilitação e encerra a exigência de exame toxicológico para motorista profissional

Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia 
(Marcos Correa/PR)

Jair Bolsonaro (PSL) esteve na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (4) para entregar um projeto de lei que muda trechos do Código Brasileiro de Trânsito.

Para que as mudanças entrem em vigor, o projeto precisará ser discutido no âmbito das comissões e, depois de aprovado, apreciado pelo plenário da Câmara e do Senado.

Os principais pontos do projeto apresentado pelo governo Bolsonaro são os seguintes:

• Amplia a validade da CNH de 5 para 10 anos;

• Amplia a validade da CNH para idosos de 2 anos e meio para 5 anos;

• Fim da exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais.

• Aumenta de 20 para 40 o limite de pontos, em um período de um ano, para suspensão da CHN.

Bolsonaro entregou o projeto diretamente ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “É um projeto que parece que é simples, mas atinge todos do Brasil. Porque todo mundo é motorista ou anda de uma forma ou de outra em um veículo automotor”, afirmou Bolsonaro.

“Estamos desburocratizando, seguindo determinação do presidente Bolsonaro. A ideia, então, é tornar a vida do cidadão mais fácil”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Nas redes sociais, a reação ao projeto do governo foi imediata. Confira algumas manifestações:

— Será que algum especialista foi consultado sobre essas mudanças? Duvido muito. Sou motorista e sei que essas alterações são apenas para agradar quem não respeita a lei. Afinal, retirar os radares vai melhorar o trânsito em que? Vai é contribuir para mais acidentes, infelizmente. O trânsito no Brasil já não mata o suficiente?

— Jair Bolsonaro talvez não tenha noção do mal que está fazendo ao país. Flexibilizar normas de acesso à CNH não tem nada a ver com liberalismo, como alguns de seus eleitores devem achar. Tem a ver com populismo raso e inconsequente, cujos resultados práticos virão em alguns meses.

— Que tal melhorar estradas, ruas, sinalização, educação de motoristas e pedestres, inspeção efetiva nos veículos e outras providências neste sentido, com o objetivo claro de reduzir os acidentes e mortes no trânsito? Somos um dos primeiros países em acidentes e mortes no mundo.

— Com certeza ele aumentou de 20 para 40 pontos a suspensão da carteira pensando nos seus filhotinhos. O trânsito no Brasil mata mais que guerras. Só ele não sabe?

— Sem exames toxicológicos para motoristas profissionais? Não vi sentido nisso. Os milicianos devem ter empresas de transporte. Acho que é isso.

Siga-nos no Instagram | Twitter | Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia