Uma pergunta requer uma resposta.
E aconteceu num daqueles dias que, estando ele ensinando o povo no templo, e anunciando o evangelho, sobrevieram os principais dos sacerdotes e os escribas com os anciãos, E falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: Também eu vos farei uma pergunta: Dizei-me pois: O batismo de João era do céu ou dos homens? E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes? E se dissermos: Dos homens; todo o povo nos apedrejará, pois têm por certo que João era profeta. E responderam que não sabiam de onde era. E Jesus lhes disse: Tampouco vos direi com que autoridade faço isto. Lucas 20:1-8.
Uma pergunta exige, de seu interlocutor, uma resposta, porém nem todas as vezes se é propício responder, ou seja, ao responder poderemos entrar numa fria, Jesus previu isso e se precaveu de responder a pergunta que os principais dos sacerdotes lhes haviam feito, contudo Ele faz a mesma pergunta a eles usando o profeta João como principal personagem: Qual era a procedência do batismo de João? Dos céus ou dos homens?
E os principais dos sacerdotes não quiseram responder pois a resposta que eles lhes desse, seria usada para suas próprias acusações, da mesma forma eles queriam que Jesus se acusasse porque, se Jesus dissesse que a sua autoridade era de Deus , eles o apedrejariam por blasfêmia, e se Jesus dissesse que era de si mesmo, eles o desprezariam, sabendo disso Jesus usa o veneno deles contra eles mesmo.
No momento certo e diante daqueles que realmente criam nele, Jesus revelou com que autoridade ministrava e qual o poder que dele emanava para curar aqueles que o procurava. Jesus não precisava se promover, mas também não negou a sua identidade, não negou ser o Filho de Deus e não negou ser um só junto ao Pai.
Um detalhe: Jesus não só conhecia o coração dos seus algozes, como sabia também quais eram as suas intenções, com certeza não deixaria que eles lograssem êxito em suas investidas contra Ele. Pegar Ele numa armadilha era tarefa impossível pois ali estava o verdadeiro Filho de Deus.
Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário