Goteje a minha doutrina como chuva!



Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Deuteronômio 32:2.

A Palavra de Deus é a fonte da doutrina , não pode haver doutrina bíblica e teológica sem haver respaldo na Palavra de Deus. Todos os livros escritos em comentários retirados da Palavra tem de estar consoantes com a própria palavra, o apóstolo Pedro afirmou que APalavra não é de particular interpretação, o pastor Antonio Gilberto afirma que a Bíblia deve ser a interpretação dela mesma, ou seja, a bíblia interpreta a bíblia. Muitos são os que, desde os antigos tempos, tem se debruçado a escrever comentários e várias são as interpretações apresentadas, mas todas elas são passíveis de julgamento humano, só a Palavra de Deus não está sujeita a esse julgamento, ela é perfeita, assim como perfeito é aquele que inspirou os escritores da mesma. 

Não é um texto isolado do seu contexto que se transforma em doutrina, uma doutrina não pode estar baseada em suposições de determinadas denominações, mas deve ser embasada na Palavra, ela é a única fonte de pesquisa confiável. Se as afirmativas de Lutero, Agostinho, Calvino, Armínio entre outros teólogos estiverem de acordo com a Palavra , seus escritos também o serão, mas nenhum escritor ou teólogo pode apresentar uma nova revelação,  diferente do que está escrito e principalmente se esta contradizer a Palavra.

O grande sábio Salomão nos afirma que: 

E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.  Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.  As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. Eclesiastes 12:9-11.

Buscar a Deus afim de entender  o sentido da Palavra  e sua mensagem é imprescindível, mas podemos lançar mão de vários livros que, apesar de serem passiveis ao julgamento podem nos ajudar a compreender quando não compreendemos, mas é preciso atentar com diligência ao que a Bíblia nos revela acerca daquilo que procuramos.

A verdadeira doutrina não se baseia no que alguém acha ser o certo, a verdadeira doutrina toma por base a Palavra e se algo não está devidamente claro, melhor não comentar e, por fim,  não cometer o erro de afirmar aquilo que a Palavra não afirma.

Que Deus vos abençoe em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”