Ai dos que descem ao Egito.
Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao Senhor. Isaías 31:1.
O Egito, nos tempos bíblicos, era visto como a maior potência bélica de sua época, todos os países que faziam alianças com o Egito se sentiam protegidos e, se porventura algum outro país os invadisse, eles teriam a quem recorrer e assim estariam seguros.
Até a nação de Israel queria ser protegida por este grande país, mas Deus os advertia a que não confiassem na força do Egito, mas que, continuassem a confiar no Senhor.
O Egito com seus faraós, tinham muitos cavalos prontos para a guerra e muitos soldados preparados para a batalha, eram imponentes e precisavam estar prontos, pois grandes e numerosas nações se estruturavam para dominarem o mundo de então.
A advertência do profeta era que os israelitas não colocassem a confiança nos cavalos e nem nos carros de faraó, mas que mantivessem a confiança em Deus.
Sempre o povo do Senhor foi advertido e muitas batalhas foram conquistadas em nome do Senhor, porque o Senhor é conhecido como o varão de guerra e que nunca pedeu uma batalha.
Confiar no Egito é o mesmo que confiar na tecnologia e esquecer-se de Deus, é confiar tão somente no remédio, é achar que a solução está nas mãos desse ou daquele e não buscar ao Senhor por uma solução.
Muitos estão agarrados nos recursos, nas condições financeiras, no poder político, na solução que o homem pode dar, mas o salmista escreveu:
Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. Salmo 121.1.
O salmo 20 ressalta a importância do rei que confia no Senhor.
O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.) Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano. Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições. Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos. Salmos 20:1-9.
É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Todas as nações me cercaram, mas no nome do Senhor as despedaçarei. Salmos 118:8-10.
Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário