“Esse país é soberano e tem na Petrobras sua mais importante empresa", diz Lula durante anúncio de expansão da Refinaria Abreu e Lima
ENERGIA
Evento em Ipojuca (PE) marca início das obras do Trem 2 da refinaria, com investimento de cerca de R$ 12 bilhões e geração de mais de 15 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos
Presidente Lula e outras autoridades durante cerimônia alusiva à ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE)
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia de expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), nesta terça-feira, 2 de dezembro, em Ipojuca (PE). Durante o evento, que simboliza o avanço da capacidade de processamento de petróleo, o presidente ressaltou que a retomada das obras e a ampliação da refinaria representam a recuperação da soberania energética do Brasil e a valorização da Petrobras como patrimônio nacional.
A gente voltou para dizer: a gente vai fazer a Petrobras continuar servindo ao Brasil. Fazer isso aqui é apenas a demonstração de que esse país é soberano e tem na Petrobras a sua mais importante empresa”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República
“A gente voltou para dizer: a gente vai fazer a Petrobras continuar servindo ao Brasil. Fazer isso aqui é apenas a demonstração de que esse país é soberano e tem na Petrobras a sua mais importante empresa”, declarou o presidente.
COMPROMISSO — O evento também reforça o compromisso do Governo do Brasil com o desenvolvimento e a autossuficiência na produção de combustíveis. “Eu acho extremamente importante a gente não perder de vista o que está acontecendo no Brasil hoje, o que está acontecendo aqui em Pernambuco. Durante vários anos, eu fui acusado de que estava fazendo uma obra desnecessária ao país, porque isso aqui não era uma coisa necessária”, afirmou Lula.
INVESTIMENTO — Considerada a refinaria mais moderna da Petrobras, a RNEST contribui para atender à demanda nacional por derivados de petróleo. A Petrobras vai investir cerca de R$ 12 bilhões para a conclusão do Trem 2 e outras atividades de manutenção do Trem 1, o que deve adicionar 130 mil barris por dia de capacidade de processamento da RNEST.
A estimativa é de que a refinaria alcance, ao fim do projeto, em 2029, 260 mil barris diários. A construção do Trem 2 deve gerar cerca de 15 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do empreendimento, sendo que cerca de 5.700 trabalhadores já estão em atividade na obra.
O presidente Lula enfatizou que os benefícios gerados pela Petrobras, como empregos, renda e qualidade de vida para os brasileiros, devem ser reconhecidos e ampliados. “O dinheiro que a Petrobras consegue produzir neste país tem que ser transformado em benefício para o povo brasileiro, e benefício significa investimento, investimento significa emprego, emprego significa salário, e salário significa dignidade do povo brasileiro. É por isso que nós estamos concluindo, e é com muito orgulho”, declarou o presidente Lula.
INVESTIMENTO E COMPROMISSO — A presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a retomada e expansão da Refinaria Abreu e Lima representa a volta de uma Petrobras com forte capacidade de investimento e compromisso com o desenvolvimento do país. “A RNEST, quando pronta, vai representar atendimento a 17% da demanda total de diesel do Brasil. Aumentamos a produção do Brasil em um ano em 11%. Já fizeram a conta do que é isso? Isso aí é mais de 500 mil barris por dia para o Brasil”, afirmou Magda.
DIESEL S-10 — A ampliação da refinaria eleva significativamente a produção de derivados, especialmente Diesel S-10, que terá incremento de 88 mil barris por dia, além de gasolina, GLP e nafta. Isso vai contribuir para reduzir a necessidade de importações desses produtos e colaborar com a autonomia nacional.
A concepção da instalação segue diretrizes internacionais e incorpora tecnologias de menor impacto ambiental, com alto nível de confiabilidade, qualidade dos produtos, baixo custo de manutenção, baixo consumo energético, uso otimizado de água e máxima segurança operacional.
A RNEST, quando pronta, vai representar atendimento a 17% da demanda total de diesel do Brasil. Aumentamos a produção do Brasil em um ano em 11%. Já fizeram a conta do que é isso? Isso aí é mais de 500 mil barris por dia para o Brasil”
Magda Chambriard, presidenta da Petrobras
Comentários
Postar um comentário