ALVITRE II: Operação conjunta do MPPE e Polícias tem como alvo grupo criminoso suspeito de desviar recursos de emendas parlamentares de Ipojuca


Em trabalho de investigação conjunta, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) e a Polícia Civil de Pernambuco (por meio da Delegacia de Polícia da 43ª Circunscrição - Porto de Galinhas) deflagraram na manhã de hoje (19) a segunda etapa da Operação Alvitre.

Com apoio operacional da Polícia Militar de Pernambuco e das unidades de inteligência das instituições, a Alvitre II tem como objetivo desarticular uma organização criminosa dedicada ao desvio de recursos públicos do município de Ipojuca.

Estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão, 19 mandados de busca e apreensão domiciliar e ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros, sequestro de bens e suspensão do exercício de função pública, todos expedidos pelo Juízo de Garantias.

As investigações tiveram início em outubro de 2024, com a deflagração da primeira fase da operação, e prosseguiram com integração de esforços entre MPPE e PCPE. Como resultado dessa colaboração, foram colhidas evidências de que o grupo criminoso agia por meio de fraudes na destinação de emendas parlamentares impositivas.

As pessoas detidas serão ouvidas e os elementos de prova apreendidos nos alvos da Operação Alvitre II serão analisados pelo Gaeco e pela Polícia Civil a fim de esclarecer fatos indicativos da prática dos crimes de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade documental.

Na execução das diligências de hoje atuaram 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães; 12 Promotores de Justiça; 29 servidores do Ministério Público; e 35 policiais militares.

As investigações foram acompanhadas pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Ipojuca e assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimppe).

A operação de hoje conta, ainda, com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

Os detalhes da referida operação serão divulgados pelas Assessorias de Comunicação do MPPE e da Polícia Civil em momento oportuno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”

Dispensa comentários