Comissão de Saúde aprova audiência pública a pedido de Eduardo da Fonte e irá discutir inclusão da cirurgia PIPAC no SUS


A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28/08), o requerimento do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a incorporação da quimioterapia intraperitoneal pressurizada (PIPAC) ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No início da semana, Eduardo da Fonte acompanhou a primeira cirurgia PIPAC realizada pelo SUS em Pernambuco, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). O procedimento, conduzido pelo cirurgião Dr. Tarcísio Reis, pioneiro em técnicas como a citorredução com HIPEC e agora também na PIPAC, foi realizado em uma paciente de 32 anos.

A PIPAC é indicada para pacientes com disseminação peritoneal de neoplasias malignas, como estômago, cólon, ovário e pâncreas. Trata-se de uma tecnologia minimamente invasiva e inovadora, já consolidada internacionalmente, que apresenta benefícios clínicos relevantes: melhora significativa da qualidade de vida, aumento do intervalo livre de progressão da doença, impacto positivo na sobrevida e redução de custos para o SUS.

“Esse é um passo importante para o nosso SUS. Vamos lutar pela inclusão da cirurgia que aumenta as chances de vida do paciente e o seu tempo com a família e com quem ama. É por isso que tenho lutado pela saúde pública de Pernambuco e do nosso Brasil”, destacou Eduardo da Fonte.

O debate contará com representantes do Ministério da Saúde, especialistas em oncologia e sociedades médicas, com o objetivo de definir protocolos clínicos, habilitação de centros de referência e criação de códigos específicos de custeio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Dispensa comentários

Estudante de Salgueiro retira vidro do rosto após 7 meses: “Consegui me ver de novo no espelho”