Projeto de Liana quer proibir Prefeitura de contratar condenados pelo 8 de janeiro


A vereadora do Recife pelo PT, Liana Cirne, pretende proibir, através de um Projeto de Lei, a contratação de condenados por crimes relacionados ao 8 de janeiro de 2023 em  cargos públicos na Prefeitura do Recife e na Câmara Municipal. 


O PL diz que a proibição aplica-se aos condenados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado. 


“O 8 de janeiro é uma data para que possamos lembrar que os ataques daquele dia não foram suficientes para abalar as bases democráticas do nosso país. E seguiremos vigilantes, com coragem e luta para assegurar nossos direitos e nossa democracia. Quem é golpista não deve exercer nenhuma função no serviço público. Sem anistia para eles”, diz Liana Cirne. 


A vereadora lembra que foi autora de uma denúncia pioneira no STF contra o ex-presidente Bolsonaro por incitar o terrorismo no país. 


“Fui a autora da primeira notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) que acusa Bolsonaro da prática de incitar o terrorismo no país, após o policial bolsonarista matar o tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu/PR, Marcelo Arruda”, destaca, “O discurso de ódio que prevaleceu durante os 4 anos do governo Bolsonaro, culminou no triste episódio do dia 8 de Janeiro”, conclui. 


A vedação de que trata a lei inicia-se após a condenação com decisão transitada em julgado e estende-se até o cumprimento da pena.


Depois de protocolado, o Projeto de Lei passa pelas comissões da Câmara e depois segue para votação em plenário. Para entrar em vigor na cidade também precisa ser sancionado pelo prefeito João Campos (PSB). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado