Beatriz Arruda, do PROCON de Santa Cruz do Capibaribe, orienta pais e responsáveis sobre compra de materiais escolares
Durante sua participação no programa Manhã Comunidade, apresentado por Lene Batista e Samuel Santos, a coordenadora do PROCON de Santa Cruz do Capibaribe, Beatriz Arruda, destacou a importância de os consumidores estarem atentos aos seus direitos na hora de adquirir os materiais escolares.
Com o início do ano letivo se aproximando, Beatriz enfatizou que as escolas não podem exigir itens de uso coletivo, como produtos de limpeza ou administrativos, na lista de materiais escolares. “Essa prática é abusiva e vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Os pais devem estar atentos para não pagar por algo que já está incluso na mensalidade escolar”, alertou.
A coordenadora também orientou que as escolas devem fornecer a lista de materiais com antecedência, garantindo tempo para pesquisa de preços. “Os responsáveis têm o direito de escolher onde comprar os materiais. Exigir marcas específicas ou obrigar a compra em determinados fornecedores é ilegal”, reforçou.
Outro ponto importante foi o lembrete sobre a exigência da nota fiscal no momento da compra. Beatriz explicou que este documento é fundamental para trocas ou reclamações. Além disso, ela destacou que o PROCON está à disposição para esclarecer dúvidas, receber denúncias de abusos e orientar os consumidores.
O PROCON de Santa Cruz do Capibaribe está localizado na Avenida Padre Zuzinha, 178, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, oferecendo suporte para garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados.
“Os pais não precisam enfrentar gastos desnecessários ou aceitar práticas abusivas. A informação é a principal ferramenta para proteger o orçamento familiar e garantir que os direitos sejam respeitados”, concluiu Beatriz Arruda durante a entrevista.
Para mais informações ou denúncias acesse no Instagram @proconscc ou ligue para (81) 98943-6018.
Comentários
Postar um comentário