COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA APROVA PROJETO DE EDUARDO DA FONTE QUE INCLUI A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS, SANGUE E LEITE MATERNOS NA GRADE CURRICULAR NACIONAL


A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta (22) o Projeto de Lei 110/2024 do deputado Eduardo da Fonte (PP/PE), que inclui na grade curricular nacional a doação de órgãos, sangue e leite maternos. A chamada “Promoção 3D” será disciplina obrigatória no ensino fundamental, médio e acadêmico. O objetivo é escalar as doações e sanar a crise de oferta de sangue e derivados dos bancos hospitalares brasileiros e pernambucanos. O Brasil possui 1,6% de doadores. O ideal é ter entre 3% e 5%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A demanda cresceu vertiginosamente e os bancos de sangue são incapazes de atender em tempo hábil. Pacientes portadores de doenças hematológicas continuam morrendo pela escassez de órgãos e tecidos para transplantes”, alertou Eduardo da Fonte. Ele ressaltou que, apesar de o Brasil possuir o maior sistema público de transplantes do mundo - regulamentado pelo decreto 9.175/2017 - vinte três mil pacientes aproximadamente ficaram em lista de espera e apenas oito mil foram realizados em 2017.

O Brasil também constituiu a maior Rede Nacional de Bancos de Leite Humano do mundo, regulamentada na portaria 1.920/2013 do Ministério da Saúde, mas está longe de atender ao índice satisfatório de 50%, recomendado pela OMS, no aleitamento das trezentas e trinta mil crianças prematuras ou de baixo peso nascidas no país. Trata-se de um desafio global há quase trinta anos, apesar de toda a campanha mundial em prol do aleitamento materno.

O PL da Promoção 3D tem DNA pernambucano. Nasceu de uma pesquisa realizada no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Universidade de Pernambuco (UPE). No Estado a situação é igualmente alarmante. O Hospital Agamenon Magalhães tem apenas vinte litros de leite humano e devido ao baixo estoque, está priorizando recém-nascidos da UTI Neonatal e bebês de baixo peso, conforme acentuou a coordenadora do Banco de Leite do Agnes Freitas. A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou que o quadro se repete nos demais hospitais da rede estadual, como Barão de Lucena (20 litros); Dom Malan (20 litros); e Jesus Nazareno (29 litros). O projeto da “Promoção 3D” de Eduardo da Fonte foi encaminhado para a Comissão de Educação. De lá será apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se for aprovado, seguirá direto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado