Dia mundial do café: especialista explica os benefícios do grão


O café pode prevenir o desenvolvimento de algumas doenças como depressão e diabetes

 

O Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, próximo domingo, reflete o quão amado é o grão no Brasil e em todo o mundo. De acordo com o relatório realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em 2023, foram exportadas 39,24 milhões de sacas de café de 60kg, um aumento de 15,8% se comparado com 2022. Já segundo o site da Embrapa, em 2023, o faturamento bruto dos Cafés do Brasil chegou a R$ 49,37 bilhões. O Brasil se destaca no consumo, seja ele na forma expressa tradicional (forte e intenso), o café coado, ou o encapsulado e seus similares.

 

Além de ser uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, não só pelas suas características como cor, brilho, odor, sabor e textura, mas também pelo seu efeito estimulante, o café costuma se destacar e ser bastante consumido em encontros sociais, no trabalho, por força do hábito, pelo prazer ou também por valores afetivos familiares. O café, por muito tempo, foi considerado um grande vilão, porém os recentes trabalhos e pesquisas desenvolvidos nos últimos anos, mostraram que ao contrário do que os médicos acreditavam, o café pode ser sim um grande protetor da saúde.

 

O consumo moderado da bebida pode diminuir a sonolência, combater o stress, melhorar os níveis de atenção e ajudar na digestão, além disso o café pode prevenir o desenvolvimento de algumas doenças como: Depressão, Diabetes tipo II, Cirrose Alcoólica, Câncer, Doença de Parkinson e Alzheimer.  “A causa para todos esses benefícios são os seus variados componentes químicos presentes no grão de café, entre eles, os sais minerais, açúcares, ácidos clorogênicos, vitaminas, e a cafeína, que por conseguinte ajudam na prevenção da saúde física e mental dos indivíduos”, complementa a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Thaís Dias.

 

A especialista ainda alerta que é preciso ter moderação no consumo da bebida. Para indivíduos saudáveis, não há evidência de que o consumo moderado de café entre 2 a 5 xícaras seja prejudicial. “Tudo que é consumido de forma excessiva pode se tornar prejudicial à saúde e com o café não seria diferente. O seu consumo de forma descontrolada pode causar diversos males para o corpo humano. Entre eles, o aumento do nervosismo, tremores nas mãos, aceleração dos batimentos cardíacos, podendo também causar aumento dos níveis de colesterol e contribuir para o entupimento das artérias”.

  

Que tal curtir o cafezinho de forma diferente? Confira esta receita:

 

O Café gelado é uma opção para quem deseja se refrescar durante a tarde, por exemplo, e principalmente nesses dias quentes. Para os apaixonados por café, que tal aprender a fazer mais essa receita?  

 

Receita - Café Gelado Cremoso

 

Ingredientes: 

 

●       2 colheres de sopa de café solúvel 

●       3/4 de colher de sopa de açúcar (caso queira mais doce, pode adicionar mais) 

●       2 colheres de sopa de água fervendo 

●       Gelo a gosto 

●       200 ml de leite gelado 

●       Essência de baunilha a gosto

 

Modo de Preparo

 

●       Em um recipiente, adicione o café, o açúcar, a água e bata bem por 5 minutos, com um fouet, até formar um creme; 

●       Em um copo, coloque algumas pedras de gelo, o leite, a baunilha e misture;

●       Acrescente o café cremoso e dê uma leve misturada com uma colher; 

●       Agora é só servir. 

●       Você pode servir o café gelado acompanhado de um pedaço de chocolate ao leite, ou chantilly.

 

Essa é uma forma de degustar o café sem que ele seja quente, e ainda passado na hora, em menos de 15 minutos seu café gelado cremoso está pronto. Bom apetite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia