Dia do Consumidor: advogado explica os deveres e obrigações dos consumidores


É importante conhecer os termos exatos do negócio firmado, além de falar a verdade quando reclamar junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao judiciário

O Dia do Consumidor, celebrado na data de 15 de março, próxima sexta-feira, tem o objetivo de ampliar a informação e a conscientização para a garantia dos direitos dos consumidores, estabelecidos por meio de políticas adotadas pelo poder público. Apesar de ser visto de forma positiva para consumidores e comerciantes, que aproveitam o momento para fazer promoções atrativas à população, a data também serve de alerta e atenção para os deveres e obrigações, estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A Lei de n° 8.078, de 11 de setembro de 1990, traz uma série de regras, que visam a proteção da parte mais frágil dentro de uma relação de consumo, que é o cliente. Mas para que haja uma relação pautada na boa-fé, respeito e harmonia consumerista, é importante que o consumidor saiba seus deveres, como o de conhecer os termos exatos do negócio jurídico que é firmado, bem como de ter ciência das suas condições financeiras e se é capaz de honrar com o compromisso. Além destes, outros são explicados pelo advogado especialista na área do consumidor e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alexandre Negromonte.  

“O consumidor deve cumprir o contrato firmado, inclusive sob aspecto de pagamento das parcelas nos seus devidos vencimentos, bem como os prazos previstos para validade ou troca do produto. Cabe ao cliente também, a obrigação de utilizar o produto ou serviço através do correto uso informado pelo fornecedor, por meio dos manuais de funcionamento”, explica.  

Por fim, o especialista ressalta a importância em consultar o CDC, para saber os direitos e deveres. “Todo cliente tem o dever de falar a verdade quando reclamar junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao judiciário. A forma que ele tem para conhecer melhor seus direitos, deveres e obrigações é sempre consultar o CDC, que é de disponibilização obrigatória pelos estabelecimentos comerciais, além de poder tirar suas dúvidas junto aos órgãos de defesa do consumidor, que também possuem essa atribuição”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia