No Rio, Lula anuncia o primeiro instituto federal do Complexo do Alemão

Governo Lula está retomando a expansão do ensino técnico, com a construção de 100 novos campi até o fim de 2026. Em 13 anos, governos do PT criaram 360 institutos federais

Ricardo Stuckert/PR
Lançamento da pedra fundamental da obra: previsão de conclusão no fim de 2025

No lugar de discriminação e violência, inclusão e educação. Com a volta de Lula à Presidência, as periferias das grandes cidades podem contar com dias melhores, como ficou claro nesta quarta-feira (7), com o anúncio de que o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, terá em breve um campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

O lançamento da pedra fundamental da obra, que deve ser concluída até o fim de 2025, ocorreu com a presença do presidente Lula; do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD); do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo; do reitor do IFRJ, Rafael Almada; e das grandes articuladoras da iniciativa, a primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco.

“Hoje, dia 7 de fevereiro, não foi um delegado nem um capitão da polícia que veio anunciar a quantidade de mortes no Complexo do Alemão. Hoje, quem veio ao Complexo do Alemão foi a educação”, resumiu Lula (assista à cerimônia no fim desta matéria).

“O Brasil sempre foi governado por gente que não tinha apreço pela educação do povo. E quando a gente faz aqui um instituto federal, é para que os filhos das pessoas mais humildes (…) possam se qualificar para o mercado de trabalho. Não é para aprender a lavar copo e panela, é para aprender a trabalhar com coisa chique, ganhar dinheiro e ajudar a sociedade”, completou o presidente.

Na cerimônia, Eduardo Paes anunciou a transferência de um terreno comprado pela Prefeitura para o IFRJ, e o ministro Camilo Santana confirmou o investimento de R$ 15 milhões para a construção do prédio, que poderá receber até 1,4 mil estudantes de ensino técnico.

O IFRJ, que hoje já conta com 15 campus, que atendem 18 mil alunos, ganhará ainda outros dois novos campi: um no Parque Olímpico/Cidade de Deus e outro em Belford Roxo. E, nestes próximos três anos, o governo Lula vai inaugurar um total de 100 novos institutos federais, com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Sonho realizado”

Representante da comunidade do Complexo do Alemão, Camila Moradia agradeceu o empenho do governo Lula para a realização da obra. “Nós acreditamos na educação como uma das principais ferramentas de transformação e de vida para as favelas. Esse instituto é a materialização do meu sonho, sonho de construir uma favela melhor”, disse.

Já o prefeito Eduardo Paes afirmou que a história do Complexo do Alemão pode ser dividida em “antes de Lula e depois de Lula”, devido aos grandes investimentos que o presidente fez na comunidade em seus dois primeiros mandatos.

“A gente só pode agradecer por seu amor pelo Rio. E como é bom a gente voltar a ter um presidente que olha pra gente, tem prazer de vir ao Rio e investe muitos bilhões no Rio”, disse Paes a Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia