Mês da Conscientização sobre o Autismo começa com programação especial


Santa Cruz do Capibaribe- O mês de abril é conhecido como o "Mês da Conscientização sobre o Autismo" ou "Abril Azul". Durante este mês, as secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social promovem várias ações e eventos serão realizados para aumentar a conscientização sobre o autismo, esclarecer informações incorretas e promover a inclusão de pessoas com autismo na sociedade.

A Capital das Confecções contará, a partir desta segunda-feira (03), com uma  programação especial de conscientização sobre o autismo. 



Será lançado no Parque Florestal o Programa Amor de Mãe, onde ocorrerá uma variedade de atividades e serviços para a comunidade, entre elas  a emissão da carteira de identificação do autista, que é uma medida importante para garantir que as pessoas com autismo tenham acesso a direitos e benefícios adequados, além de fornecer informações úteis para os profissionais que trabalham com elas. As brincadeiras, oficinas de pintura e atividades recreativas também farão parte  do projeto, produzindo um ambiente inclusivo e acolhedor para as pessoas com TEA, além de promover o desenvolvimento social e emocional. O corte de cabelo para pessoas com TEA também será oferecido.


A programação especial contará, no dia 06, na Casa Jorginho, com palestras, atividades e serviços específicos para os pais e responsáveis de pessoas com TEA. A ventosa-terapia, ginástica laboral e massoterapia serão oferecidas. 

Além disso, a oficina de pinturas, oficina de desenho, oficina de massinha e atividades lúdicas educativas, que serão ofertadas, serão ótimas oportunidades para as crianças com TEA se envolverem em atividades criativas e interativas, que podem ajudar no seu desenvolvimento social e emocional. 

O que é TEA?

TEA significa Transtorno do Espectro Autista. É um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa se comunica, interage socialmente e processa informações sensoriais. O TEA é um espectro, o que significa que os sintomas e as habilidades podem variar amplamente de uma pessoa para outra. 

Algumas pessoas com TEA podem ter dificuldade em compreender a comunicação verbal e não verbal, dificuldades em estabelecer relacionamentos interpessoais e podem apresentar comportamentos repetitivos e estereotipados. Outras pessoas com TEA podem ter habilidades cognitivas altamente avançadas em áreas específicas, como a memorização de fatos ou o processamento visual, por exemplo. 

O TEA é diagnosticado por meio de avaliação clínica e observação dos comportamentos e interações sociais da pessoa. O tratamento geralmente envolve uma combinação de terapias comportamentais e educação especializada para ajudar as pessoas com TEA a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, além de aprender a lidar com as dificuldades associadas ao transtorno.

Casa Jorginho

Em Santa Cruz do Capibaribe a Casa Jorginho atende as pessoas com autismo e deficiências, dispondo de vários profissionais especializados.

A Casa Jorginho é um centro de terapias integradas montado para dar suporte e atendimento a esse público. 

Na Casa são ofertados atendimentos em neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia e nutrição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia