Renda média no Brasil caiu em 2021 para menor nível desde 2012, diz IBGE

Criança moradora da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A renda média dos brasileiros caiu em 2021 para o menor nível desde 2012 devido principalmente à redução do auxílio emergencial e ao aumento da inflação, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O rendimento médio mensal real domiciliar per capita teve queda de 6,9% no ano passado e ficou em 1.353 reais, o menor valor da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua iniciada em 2012. Em 2020, o rendimento foi de 1.454 reais.

A inflação elevada afetou o rendimento, assim como a mudança nos critérios de concessão do auxílio-emergencial em 2021. Também influenciou a dinâmica do mercado de trabalho, que abriu mais vagas no ano passado para trabalhadores informais, que tendem a ter menor renda.

“O mercado de trabalho no primeiro ano da pandemia foi muito afetado por medidas sanitárias, especialmente comércio, serviços, trabalhadores sem carteira e por conta própria. Quando a flexibilização aconteceu, alguns voltaram ao mercado mas com rendimento menor, e isso puxou para baixo a renda”, explicou a pesquisadora do IBGE Alessandra Scalioni.

“A exceção foi a renda de aluguel que subiu por que é ajustada pelo IGP-M”, completou.

De acordo com o IBGE, quase metade da população com menores rendimentos recebeu, em média, 415 reais por mês em 2021, queda de 15,1% em relação a 2020 (489 reais). A leitura também é a menor da série histórica.

A pesquisa destacou ainda a desigualdade de renda no país. Após relativa estabilidade em 2019 (0,544) e queda em 2020 (0,524), o índice de Gini do rendimento médio mensal domiciliar por pessoa aumentou em 2021, voltando ao patamar de dois anos antes (0,544) –quanto maior o Gini, maior a desigualdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia