‘Vai trazer do túmulo?’, diz Mourão sobre investigar crimes de tortura na ditadura

Vice-presidente reage com ironia ao ser questionado sobre novas revelações de crimes ocorridos durante a ditadura militar

Eduardo Gayer, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA – O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) reagiu com ironia e risadas ao ser questionado sobre a possibilidade de se apurar os crimes ocorridos nos porões da ditadura militar após a revelação de áudios de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) com relatos de tortura durante o regime. “Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, declarou, rindo, o general da reserva na chegada ao Palácio do Planalto.

As mais de 10 mil horas de gravação, analisadas pelo historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e pelo advogado criminalista e pesquisador Fernando Fernandes relatam, por exemplo, a tortura de uma mulher grávida que sofreu aborto após ser submetida a choques elétricos pelos agentes da ditadura. Os áudios foram revelados pela jornalista Miriam Leitão, de O Globo, e confirmados pelo Estadão.

As gravações obtidas pelos pesquisadores vão de 1975 a 1985. O acesso aos áudios demorou duas décadas para ser liberado. Em 2006, Fernandes pediu acesso ao material, mas o STM negou. Cinco anos depois, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, determinou a entrega do material, ordem que foi cumprida apenas após o plenário do Supremo confirmar o voto da ministra, em 2015.

Em um dos áudios revelados, o general Rodrigo Octávio relata, em 24 de junho de 1977, o aborto sofrido por Nádia Lúcia do Nascimento aos três meses de gravidez. Na gravação, ele defende a apuração do caso. Ela teria sofrido “castigos físicos” em um dos Doi-Codis, órgãos de repressão política sob comando do Exército que agiam nos estados, no combate à oposição ao regime. O ministro relata ainda que Nádia e o marido sofreram “choques elétricos em seu aparelho genital”.

Na avaliação do vice-presidente, a tortura “é passado”. “Isso é história, já passou. É a mesma coisa de voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. É passado. Faz parte da história do País”, avaliou Mourão.

Procurado, o Exército afirmou que o STM é um órgão do Judiciário e que não vai se manifestar sobre os áudios. O Ministério da Defesa não se pronunciou sobre o tema.

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) ironizou a possibilidade de se apurar crimes ocorridos durante a ditadura militar 
Foto: Gabriela Biló/Estadão

Mourão também tem um histórico de declarações em defesa da ditadura. Em 1º de março de 2018, na cerimônia para marcar sua passagem para a reserva, o general chamou Carlos Alberto Bilhante Ustra, um dos ditadores mais notórios do regime militar, de herói.

Pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, o vice-presidente ainda disse, nesta segunda-feira, que a história da ditadura teria “dois lados”, em linha com a bandeira de revisionismo histórico levantada pelo presidente Jair Bolsonaro. “A história sempre tem dois lados ao ser contada”, afirmou. “Houve excessos de parte a parte. Não vamos esquecer o tenente Alberto, da PM de SP, morto a coronhadas pelo Lamarca e os facínoras dele”, acrescentou.

No domingo, o presidente Jair Bolsonaro, que defende publicamente a ditadura, publicou foto sua no Facebook ao lado do general Newton Cruz, que morreu na última sexta-feira aos 97 anos. Cruz foi chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar e um dos acusados pelo atentado do Riocentro, em 1981. O coronel Maurício Garcia, morto em 2000 por um derrame cerebral, também aparece na foto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia