Entre a fé e a ciência, por Dário Gomes*

A Ciência e a Fé

Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Vol­te e diga a Ezequias, líder do meu povo”: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor:  'Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi'.. Então disse Isaías: "Preparem um emplastro de figos". Eles o fizeram e o aplicaram na úlcera; e ele se recuperou”.     II Reis 20. 4-7. 

Imagem da internet (expositorcristao.com.br)

O profeta Isaías foi orientado por Deus, quando da cura do Rei Ezequias, ao levar a Palavra de vida acerca de sua enfermidade. Ezequias estava por morrer, havia-lhe surgido uma ferida mortal e a palavra que recebera , do profeta, era de morte, porém ele roga ao dono da vida e Este ordena ao profeta que dissesse ao Rei que estaria lhe concedendo mais  15 anos de  vida, Isaías assim o fez, porém havia um problema que ainda não havia sido solucionado: a ferida ou úlcera, que foi a causa maior que estava  levando o rei à morte . Daí vem a seguinte pergunta: O Deus que repreendeu a morte não poderia curar a ferida? Obviamente que sim, porém Deus deu ciência  e entendimento ao homem e através do profeta orientou aos médicos sobre qual medicamento deveriam aplicar sobre a  ferida afim de que esta fosse sanada. Então, o profeta Isaías por orientação divina,  recomenda aos médicos que aplicassem um "emplasto de pasta de  folhas de figos" sobre a ferida, podemos observar que o profeta não as coloca, porém orienta aos médicos que assim o fizessem, e assim fazendo, a ferida sarou. Deus ordena e repreende a morte, mas sobre a chaga Deus dá ciência ao homem para  se utilizar de plantas medicinais, lembrando que a bíblia fala de árvores cujas folhas servem para curar as nações: Ez. 47.12, Ap 22.2.

        O próprio Senhor Jesus fez menção da medicina e o fez com louvor, Ele afirma que os que estão sãos não necessitam de médicos , mas sim os que estão enfermos, dando-nos a entender que, nem Deus,  tampouco sua Palavra condena a ciência, pelo contrário, elas dão total e irrestrito apoio às ciências porque, além de ser o autor e consumador da vida, Deus é , por excelência, o Pai de todas as ciências.

          Através de seus ensinos, Jesus falou ou usos de diversas ciências, tais como:

1.       Administração – LC 14. 28-32.

2.       Economia – Jo 6. 12-13.

3.       Psicologia – Mt. 6.25.

4.       Meteorologia – Ct 2.10-13, Lc 12.54,55.

5.       Botânica -  Sl 1.3,  Mt 24.32, Jr 17.8.

6.       Química – Mt 5.13.

7.       Engenharia Civil – Mt 7.24.

        Dentre as ciências descritas nas escrituras poderíamos citar dezenas de outras , porém as aqui apresentadas, como exemplo,  são tão somente uma síntese para mostrar quão ampla é a relação entre a ciência e a fé e pesquisar sobre esse tema é adentrar num universo muito mais amplo e infinito, pois é a  verdadeira relação entre a vida e o seu significado.

 *Dário Gomes de Araujo é Evangelista e atualmente serve como gestor nas Assembleias de Deus em São José do Egito -PE.

Comentários

  1. Muito boa a matéria, Deus continue lhe abençoando pastor Dario.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia