Aplicativos apoiam profissionais de saúde com atualização de informação e acompanhamento de pacientes


Os profissionais de saúde de Pernambuco contam com a ajuda de duas novas soluções tecnológicas que procuram trazer suporte às atividades médicas que estão sendo realizadas no período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As duas soluções, intituladas de COVID-19 Assist e Medvelox, foram desenvolvidas no contexto do Desafio Covid-19, uma iniciativa de inovação aberta do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que apoiam o desenvolvimento de tecnologias para o combate à pandemia do novo coronavírus. Ambas as soluções podem ser baixadas pela Apple Store (smartphones com sistema IOS)  e Play Sotore (smartphones com sistema Android) e fazem parte da plataforma Estamos Conectados, que reúne aplicativos e soluções desenvolvidos para promover estratégias de cuidado com a saúde da população.

As soluções criadas procuram fornecer assistência em tempo real ao profissional de saúde atuando como agente de saúde, fornecer mecanismos e orientação para a proteção individual desses profissionais, monitorando, ainda, as suas saúdes, evitando a propagação do processo de contágio. “A gente só vence essa luta se agirmos com inteligência no uso dos recursos e eficiência na hora de montar nossas soluções e respostas para a crise. Essas duas soluções, a Medvelox e a COVID-19 Assist, são duas das soluções que mostram que podemos cuidar das pessoas com mais tecnologia e mais assertividade nas nossas ações”, disse o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

“Cuidar da saúde dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia é assunto de primeira ordem. Cuidar deles também é cuidar da gente. Assim, essas soluções são essenciais para que possamos manter toda a equipe médica de prontidão para continuar salvando vidas e levando esperança aos contaminados pelo novo coronavírus”, disse o procurador-geral de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

"A tecnologia é nossa grande aliada no combate à propagação do novo coronavírus. Com essas soluções vamos atuar em diversos campos como a identificação de pessoas que podem ter entrado em contato com uma pessoa infectada, o acompanhamento das pessoas que estão nos grupos de risco, o acompanhamento do isolamento social necessário para evitar o contágio, a realização de testes e mesmo o apoio técnico e suporte aos agentes de saúde", disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

O aplicativo Covid-19 Assist foi desenvolvido com o objetivo de garantir o monitoramento diário do estado de saúde dos profissionais envolvidos no combate ao coronavírus, além de disponibilizar, de forma simples e rápida, a consulta aos protocolos unificados. Com o APP é possível se atualizar sobre protocolos e se informar sobre a correta utilização de cada Equipamento de Proteção Individual (EPI) disponível. Os dados referentes à saúde dos profissionais são disponibilizados para Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), visando garantir as melhores condições de trabalho.

“É importante utilizar a tecnologia para conscientizar a população sobre a pandemia do novo coronavírus e também para auxiliar os profissionais que estão na linha de frente da assistência. A SES-PE já disponibiliza uma central telefônica para prestar apoio a esse público e esse novo aplicativo reforça nosso cuidado com a saúde dos profissionais. Ter as informações da evolução clínica dos pacientes em um ambiente on-line também facilita a visualização pela equipe e é mais uma estratégia para qualificar o trabalho”, afirma a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SES-PE, Ricarda Samara.

Entre as principais funcionalidades do Covid-19 Assist está a consulta rápida de protocolos, o auxílio ao profissional de saúde na tomada de decisões de quais procedimentos adotar, a depender da situação, o monitoramento do status da saúde dos profissionais; e o incentivo à cultura de segurança, reforçando o engajamento no combate à pandemia. Você pode acessar mais informações sobre ele no endereço: www.ehealthpotiguar.com/covid-19-assist.

Já o Medvelox se configura enquanto um sistema de comunicação móvel que tem o objetivo de atender as necessidades de acompanhamento da evolução clínica de pacientes pelos equipes de profissionais de saúde. Uma espécie de "WhatsApp Médico", em que os grupos são intitulados de “rounds” (termo médico para rodada de atendimento), que além de  possuir funcionalidade para anexar exames de pacientes, possibilita visualizar gráficos da evolução do quadro clínicos  dos pacientes, dentre outras funcionalidades.

CONTEXTO - O Desafio Covid-19 é uma iniciativa do MPPE, por meio do MPLabs, com o Porto Digital e em parceria com a SES-PE. A ação faz uso da inovação aberta e busca minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O impacto desejado é o de diminuir a velocidade do contágio possibilitando que o número de infectados graves com necessidades de internação esteja dentro da capacidade operacional do sistema de saúde.

"Fizemos um esforço conjunto com outros entes públicos, expandindo a atuação do Ministério Público, indo além das demandas judiciais e extrajudiciais da pandemia, que são essenciais, e desenvolvendo ações que estão ajudando o cidadão em seu dia a dia. Recebemos contribuição de diversas iniciativas de todo o País, essas soluções tem um grande impacto no processo de contágio e de monitoramento. Queremos, podemos e vamos virar o jogo nesse processo de contaminação", disse o secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE, Antônio Rolemberg.

Durante a realização do desafio foram submetidas 543 ideias, com a seleção inicial de 71 soluções e aprovação de 8 delas. As submissões foram realizadas por profissionais de todo o País, sendo 321 de Pernambuco, 29 da Paraíba e 28 de São Paulo, para citar os três principais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia