Fernando Monteiro integra Frente parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social


Objetivo é garantir dignidade aos milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da extrema pobreza, onde mais da metade é do NE


O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) passou a compor, nesta quarta-feira (06), a Frente parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social, organizada pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE). O objetivo é garantir a continuidade de proteção social de 30 milhões de famílias brasileiras pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), área que, só neste ano, já sofreu um corte de R$ 2,3 bilhões.

“Temos o dever de fortalecer o SUAS. Abraço este desafio pela assistência integral aos desassistidos, um dever de todos nós”, afirmou Fernando Monteiro. A ação conta com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

O SUAS é o modelo de gestão que operacionaliza as ações de assistência social no Brasil como parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. A importância das ações direcionadas para este modelo pode ser traduzida na parcela da população em situação de extrema pobreza e nos índices de desigualdade, que bateram recorde em 2018.

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, 13,5 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da extrema pobreza (R$ 145 por mês), o maior índice na série histórica do estudo, iniciada em 2012. Destes, mais da metade vive no Nordeste. “Precisamos fortalecer a assistência integral destas pessoas a direitos garantidos pela Constituição, como o acesso à educação e à saúde, no Parlamento e fora dele, por isso, contem comigo nesta luta”, afirmou Fernando Monteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia