Fernando Monteiro integra Frente parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social


Objetivo é garantir dignidade aos milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da extrema pobreza, onde mais da metade é do NE


O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) passou a compor, nesta quarta-feira (06), a Frente parlamentar em defesa do Sistema Único de Assistência Social, organizada pelo deputado Danilo Cabral (PSB/PE). O objetivo é garantir a continuidade de proteção social de 30 milhões de famílias brasileiras pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), área que, só neste ano, já sofreu um corte de R$ 2,3 bilhões.

“Temos o dever de fortalecer o SUAS. Abraço este desafio pela assistência integral aos desassistidos, um dever de todos nós”, afirmou Fernando Monteiro. A ação conta com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

O SUAS é o modelo de gestão que operacionaliza as ações de assistência social no Brasil como parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. A importância das ações direcionadas para este modelo pode ser traduzida na parcela da população em situação de extrema pobreza e nos índices de desigualdade, que bateram recorde em 2018.

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje, 13,5 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da extrema pobreza (R$ 145 por mês), o maior índice na série histórica do estudo, iniciada em 2012. Destes, mais da metade vive no Nordeste. “Precisamos fortalecer a assistência integral destas pessoas a direitos garantidos pela Constituição, como o acesso à educação e à saúde, no Parlamento e fora dele, por isso, contem comigo nesta luta”, afirmou Fernando Monteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz