LÍDER DO PSB ATUA POR SOLUÇÃO EM NORMANDIA



A decisão judicial de reintegrar aos antigos donos 15 hectares de terra onde se localiza o Assentamento Normandia, em Caruaru, mobilizou deputados federais e estaduais, além de lideranças ligadas à Igreja Católica e ao Movimento dos Sem Terra (MST), que administra a área. O grupo esteve na manhã dessa segunda-feira (16) com o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Vladimir Carvalho.

Na área funcionam, hoje, o Centro de Formação Paulo Freire, onde são realizados cursos em várias atividades para assentados, e três agroindústrias. O conjunto inclui creche, cozinha, telecentro, auditório para 800 pessoas, Casa da Juventude e uma Academia das Cidades. Os assentados também exercem forte atividade de produção de frutas e verduras. A reintegração de posse imediata foi exigida pelo Incra em razão do trânsito em julgado da ação em favor daquela autarquia e aceita pelo juiz federal da 24ª Vara Federal de Caruaru.



Para o deputado Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara, ação transcende uma simples decisão judicial em razão do quadro político que o País atravessa. E ocorre, segundo ele, em um momento em que o governo atinge de forma dura os conselhos e movimentos sociais, tratados como inimigos pelo atual governo.

“Essa decisão, não fora esse contexto, talvez fosse objeto de uma reunião do juiz, do Ministério Público, do Incra, dos componentes da ação. Mas é muito mais que isto. O nosso esforço, aqui, é, dentro desse contexto novo, de grande repercussão social e de um governo avesso ao diálogo com a sociedade, tentar construir uma saída razoável para esta situação”, pontuou o líder socialista.

Tadeu Alencar lembrou o histórico das atividades desenvolvidas em Normandia, uma experiência, segundo ele, “exitosa e produtiva”, que conta com a participação da comunidade acadêmica, das igrejas, da sociedade civil. “É esse contexto que está sendo fortemente afetado por essa decisão e para reintegração imediata. As razões originárias da demanda já não subsistem”, assinalou o parlamentar.


Participaram do encontro, pelo legislativo, além de Tadeu Alencar (PE), mais os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara federal, os deputados federais Marília Arraes (PE), Carlos Veras (PE), João Daniel (SE) e Valmir Assunção (BA), todos do PT, e o deputado estadual Isaltino Nascimento, líder do Governo na Assembleia Legislativa, além de Alexandre Conceição, dirigente nacional do MST. Eles foram recebidos pelo presidente do TRF-5 e pela juíza auxiliar da Presidência, Joana Carolina Lins Pereira e têm uma agenda extensa, hoje, no Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia