Governo sofre nova derrota na CCJ, e votação da Previdência deve ser adiada

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Antonio Temóteo
Do UOL, em Brasília

Após rejeitar uma tentativa do governo de acelerar os trabalhos na CCJ, (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, integrantes da comissão impuseram uma nova derrota aos governistas.

A comissão aprovou, com 50 votos favoráveis e cinco contrários, um requerimento de inversão de pauta. Com isso, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Orçamento impositivo passa a ser o primeiro item na pauta. A reforma da Previdência é o segundo.

O principal objetivo da proposta do Orçamento impositivo é tornar obrigatória a execução de emendas de bancadas estaduais.

O governo queria agilizar os trabalhos e deixar a leitura da ata e do expediente para o fim da reunião. Entretanto, o chamado centrão e a oposição barraram o requerimento.

Na prática, essa manobra atrasa a votação do parecer sobre a constitucionalidade da reforma da Previdência. A ideia do governo era fazer a discussão da proposta hoje e votar o texto amanhã. A tendência é que isso não ocorra e que a votação fique para a próxima semana.

Na CCJ, o deputado Arthur Lira (PP-AL) tem sido o principal porta-voz do centrão, grupo que mostra força ao barrar as principais propostas do governo.

Segundo ele, o grupo não está interessado em cargos nem faz qualquer pedido ao governo. "Não há qualquer pedido desses partidos de nada para o governo: nem de cargo, nem de espaço, nem de emenda, nem de nada", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia