Por Previdência, parlamentares da base cobram de Onyx cargos do 2º e 3º escalões

Por Andréia Sadi
G1

Deputados da base aliada do governo Bolsonaro avisaram ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) que, se o governo não abrir espaço para a política, a reforma da Previdência não andará na Câmara dos Deputados com celeridade.

O recado foi dado pelo deputado federal Sostenes Cavalcante (DEM-RJ), em nome de parlamentares aliados ao governo. Sostenes também levou queixas da bancada evangélica – que ele lidera – ao ministro da Casa Civil.

No final de semana, o deputado, do mesmo partido que Onyx, avisou ao ministro que a bancada evangélica, apoiadora de Bolsonaro, estava irritada com a demissão de Pablo Antônio Tatim, indicado pela bancada, de uma secretaria da Casa Civil. A demissão foi sem explicação – e sem aviso prévio aos parlamentares.

O deputado avisou ao ministro que, se o governo não abrir as portas para a articulação política, dificilmente fará andar a Previdência.

Procurado pelo blog, Sostenes confirmou a queixa.

“Eu não preciso de cargo no estado, porque meu voto é de igreja. Mas precisa respeitar o deputado que faz política assim. Dividir os espaços e cargos federais é natural da política. Uma coisa é corrupção. A outra, é dividir espaço para fazer política. Se não melhorar essa comunicação, fica difícil. E a gente quer ajudar”.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni 
 Foto: Adriano Machado/Reuters

Onyx, em reação, sinalizou que a partir desta quarta-feira (13) o governo vai chamar coordenadores das bancada estaduais para discutir cargos de segundo e terceiro escalão.

No final de semana, Rodrigo Maia esteve com o presidente Bolsonaro para discutir a Previdência. Combinou de levar parlamentares para se reunir com o presidente.

Maia é da tese de que o governo precisa melhorar a articulação política para aprovar a Previdência. Nesta quarta, ele recebe o ministro da Economia, Paulo Guedes, e líderes para almoçar.

Minirreforma ministerial

Mas parlamentares ouvidos pelo blog afirmam que não é suficiente: cobram uma minirreforma ministerial para que o governo, de fato, monte uma base com 4 ou 5 partidos. “Quantos votos o governo tem com os ministros que já estão ali? Tira o ministro do Turismo, que já está quase caindo, e dá para outro partido, por exemplo”, diz um líder do governo.

O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, é contra a saída do ministro Marcelo Álvaro Antônio [Turismo]. Ao blog, Bivar disse que aconselhou o ministro a “segurar firme” no cargo, “como um marinheiro”.

“Tipo velho marinheiro, segurar-se no mastro até que a tempestade passe”.

O ministro do Turismo não respondeu aos contatos da reportagem.

Tratativas com parlamentares

A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselman (PSL-SP), está à frente das tratativas com parlamentares nesta semana para fazer o atendimento das demandas da base. Ela tem repetido a interlocutores que os cargos serão distribuídos de acordo com critérios técnicos.

Desde segunda-feira (11), Joice despacha do Palácio do Planalto no atendimento a grupos de parlamentares. Nesta quarta-feira (13), pela manhã, tinha agenda com cerca de 10 deputados.

Na terça-feira (12), conversou com o presidente da Câmara e do Senado sobre a reforma.

Foto: Editoria de Arte / G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia