Rede Sustentabilidade acusa Lossio de infidelidade e pode expulsá-lo

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Do Blog de Jamildo

A executiva nacional da Rede Sustentabilidade notificou nesta quarta-feira (19) o ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio, candidato a governador pelo partido, para se explicar sobre o apoio do coronel Luiz Meira (PRP), aliado de Jair Bolsonaro em Pernambuco. Lossio aparece em material de campanha de Meira com o presidenciável que é adversário da postulante do partido, Marina Silva.

Em nota, a legenda afirmou que o candidato foi notificado por “por infidelidade partidária, depois de realizar aliança não autorizada com candidatos de outra coligação que representam o que há de mais reacionário no Brasil”.

“Considerando a grave ameaça de retrocesso democrático com forças conservadoras tendo a possibilidade de chegar ao segundo turno das eleições presidenciais; considerando a situação do Estado de Pernambuco, em que essas mesmas forças conservadoras estão apoiando a candidatura de V.sa ao Governo do Estado”, afirma o texto da notificação.

A executiva nacional da Rede deu 24 horas para Lossio se pronunciar.

“Esclarecemos que a não manifestação pode ensejar abertura de processo disciplinar e consequente expulsão do quadro partidário e o cancelamento do registro de candidatura ao governo do Estado de Pernambuco”, afirma.

Mais cedo, no almoço em que anunciou o apoio de Meira, Lossio acusou: “vão aproveitar este apoio para tentar me tirar. Queriam transformar a eleição de Pernambuco em pingue-pongue”.

Para ele, a reação dentro da Rede foi por parte de aliados do governador Paulo Câmara (PSB). “No PT, tinham os queijo do reino. Na Rede, temos os laranja-lima, verde por fora e amarelo por dentro”, disse, em referência ao amarelo da marca do PSB.

“Esse tipo de infração está previsto no Estatuto da REDE, que, em suas normatizações, considera ato de infidelidade partidária o candidato que fizer campanha eleitoral para candidatos ou partidos políticos que contrariem as deliberações da Convenção Eleitoral e os interesses partidários da REDE”, diz a nota do partido.

A Rede já havia divulgado na semana passada uma nota em que desautorizava “qualquer aliança de seus candidatos majoritários com apoiadores da candidatura de Bolsonaro”. “Quem manda na minha campanha sou eu, não é a Rede, não”, respondeu Lossio. Depois, dois integrantes da comissão executiva estadual. Victor Lima e Atailton Tavares, anunciaram o pedido de desfiliação.

Lossio alegou que estava numa campanha muito isolada até conseguir o apoio de Meira e Gilson Machado Neto. O candidato ainda afirmou que a resistência na Rede vem de pessoas “verde por fora e amarelo por dentro”, em referência ao PSB. Para ele, os correligionários que se manifestaram contra ele estariam insatisfeitos por terem perdido cargos no governo Paulo Câmara.

Lossio foi eleito e reeleito pelo PMDB para a Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, deixando o cargo em 2016. Foi aliado do presidente Michel Temer, de quem era correligionário e a quem hoje diz ter “gratidão”, apesar de ter deixado o partido em 2017. Ele desembarcou da legenda para evitar um opositor histórico: o senador Fernando Bezerra Coelho, que se filiou com a estratégia de levar a sigla para o palanque adversário ao de Paulo Câmara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia