Existe ira sem pecado?

Pode haver ira sem haver pecado?

“Irai-vos e não pequeis não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4.26.”


Entre tantos episódios que aconteceram pela presença de Cristo na terra, faz-se necessário destacar a purificação do templo. Relatado pelos quatro evangelistas e com destaque a forma como Jesus expulsa do templo os vendilhões, mercadores e cambiadores. Para muitos, a atitude grotesca e rude em expulsar, já é passivo de críticas. Entretanto vamos aos fatos.

Há uma profecia relatada no livro dos Salmos que, referindo-se ao Cristo, diz o seguinte: O zelo da tua casa me devorou.

“Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Salmos 69:9”.

Com este zelo e não com ódio, Jesus faz uma limpeza no templo, não só expulsando, mas também virando mesas e espalhando o dinheiro dos cambistas. O apóstolo João, testemunha ocular do fato, descreve:

“E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; e disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará”. João 2:13-17.

No livro “Oração aos moços” , Rui Barbosa escreveu:

“Nem toda ira, pois, é maldade; porque a ira, se, a mais, das vezes rebenta agressiva e daninha, muitas outras, oportuna e necessária, constitui o específico da cura. Ora deriva da tentação infernal, ora da inspiração religiosa. Comumente se acende em sentimentos humanos e paixões cruéis; mas não raro flameja do amor santo e da verdadeira caridade. Quando braveja contra o bem, que não entende, ou que o contraria, é ódio iroso ou ira odienta. Quando verbera o escândalo a brutalidade ou o orgulho, não é agrestia rude, mas exaltação virtuosa; não é soberba, que explode, mas indignação que ilumina; não é raiva desaçaimada mas correção fraterna. Então não somente não peca o que se irar, mas pecará, não se irando. Cólera será; mas cólera da mansuetude, cólera da justiça, cólera que reflete a de Deus, face também celeste do amor, da misericórdia e santidade”.

“Quem, senão ela, há de expulsar do templo o renegado, o blasfemo, o profanador, o simoníaco? Quem, senão ela, exterminar da ciência o apedeuta, o plagiário, o charlatão? Quem, senão ela, banir da sociedade o imoral, o corruptor, o libertino? Quem, senão ela, varrer dos serviços do estado o prevaricador, o concussionário e o ladrão público? Quem, senão ela, precipitar do governo o negocismo, a prostituição política, ou a tirania? Quem, senão ela, arrancar da defesa da pátria a cobardia, a inconfidência ou a traição? Que, senão ela, ela a cólera do celeste inimigo dos vendilhões e dos hipócritas? A cólera do Verbo da Verdade, negado pelo poder da mentira? A cólera da santidade suprema, justiçada pela mais sacrílega das opressões?”

“Dela esfuzilam centelhas, em que se abrasa, por vezes, o apóstolo, o sacerdote, o pai , o amigo, o orador, o magistrado. Essas faúlhas da substancia divina atravessam o púlpito, a cátedra, a tribuna, o rosto a imprensa, quando se debatem , ante o país, ou o mundo, as grandes causas manas, as grandes causasnacionais, as grandes causa sociais as grandes causa da consciência religiosa”. 

Jesus nos ensinou: Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; Mateus 5:22 (a) . 

A ira é permitida, mas é necessário que haja motivos para que a mesma aflore e, conforme o escrito paulino, deve haver um tempo determinado para que ela perdure, para não se cometer pecado.

“ Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. Efésios 4:26.

irascimini et nolite peccare sol non occidat super iracundiam vestram nolite locum dare diabolo. Ephesians 4:26-27 (Vulgata)

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

Fonte: (Bíblia Sagrada; Edição Revista e Corrigida, SBB), ( Oração aos moços, Rui Barbosa, ABC do direito),(www.abcdodireito.com.br).

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atual gestor na cidade de São José do Egito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia