A grandeza dos homens, por Dário Gomes*

DÁRIO GOMES
Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? Mt. 18:1.

Lemos no evangelho conforme escreveu o Evangelista Marcos, a seguinte expressão:

Marcos 9:33-34 - E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.

A preocupação por ocupar os primeiros lugares é algo que está ligado aos desejos humanos e, abrange de uma forma ou de outra a todos, indiscutivelmente, até mesmo aqueles que foram escolhidos pelo Mestre a fazerem parte do mais sublime colégio de discípulos, que o mundo já conheceu: o apostolado. 

Vemos isso quando a mãe de dois dos seus apóstolos aproxima-se do Mestre e lhe faz um pedido:

Mateus 20:20-21 - Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.

O fato trouxe uma indignação entre os discípulos e eles já não se olhavam como antes, Foi preciso que, mais uma vez, o Mestre volte a ensinar acerca da humildade, isso porque, em capítulo anterior Ele já havia tocado no assunto, conforme vemos a seguir:

Mateus 18:1-4 - Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Mesmo estando escrito no livro que tomamos como base para nossa regra de fé, mesmo sabendo da necessidade de vivermos de forma humilde, ainda há, entre os servos de Deus, o orgulho de querer ser e ocupar os primeiros lugares ou de estar entre os grandes.

Nos seus ensinos Jesus falou: Mateus 20:25-28 - Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Podemos ver que, sendo Jesus: o Criador de todas as coisas (João 1.1-3) Absoluto (João 15:5) A própria imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15) o mantenedor de todas as coisas (Colossenses 1:17) Não se usurpou a si mesmo, nem se engrandeceu (Filipenses 2:5-8). Era Senhor e Mestre e nunca negou nisso, (João 13:13)Mesmo assim lavou os pés dos seus discípulos (João 13:14).

João 13:12-15 - Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Filipenses 2: 5-8 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

Isso também nos faz refletir, quando pregadores ou cantores só querem se apresentar onde o número de pessoas atinja aos milhares, onde o público presente seja sempre superior aos das demais apresentações ou eventos do mundo, onde o “status” provocado pela mídia seja superior a quaisquer outras coisas.

Lembremo-nos que, uma reunião pode ter um mínimo de duas pessoas presentes, não pode ser de somente uma, porque um não pode se reunir consigo mesmo, havendo quórum de duas pessoas já se constitui uma reunião, e por incrível que pareça, o Filho de Deus, para se fazer presente em uma reunião, exigiu o quórum mínimo. 

Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Poderia Ele, como grande que é, exigir que sua reunião fosse maior que todas as maiores reuniões já feitas no mundo, pelo contrário, Ele quer simplesmente que se reúna em seu nome, não importando se muito ou pouco.

O Mestre nos deu o exemplo o maior exemplo de humildade. Ele deixa o ensino de que, à medida que servimos ao povo, crescemos diante do povo, e temos a aceitação diante de Deus.

Que haja em nós esse mesmo sentimento, que sejamos cópia daquele que, com sua humildade, conquistou o mundo.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

  1. Paz do Senhor amado o senhor que participou com Sérgio Lopes naquele hino tente lembrar...a muito tempo procura esse levita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia