O Mestre e o discípulo

Por Dário Gomes*
Como é bonito observar um profissional fazendo sua arte, ele toma nas mãos suas ferramentas e molda, faz o que quer. Seja com madeira ou qualquer outro material, existirá sempre alguém fazendo sua obra, na destreza da profissão, no prazer de fazer aquilo que sabe fazer, parece até que não há limites naquilo que faz. O cantor, o carpinteiro, o pedreiro, o advogado, o escritor, o juiz, o parlamentar ou ainda o servente que sabe bem servir. Admiro muito o profissional que se dedica a sua arte.

Mas existem alguns que vão além de profissionais, na verdade são verdadeiros mestres na arte e acrescentam-se aos tais o dom de ensinar a arte aos que tem vocação para tal. São preparadores de discípulos, que num futuro próximo serão tão profissionais quanto. 

O mestre não precisa dizer ou provar que é o melhor, ele simplesmente é. Não precisa do orgulho por ser, sua capacidade já diz tudo, e geralmente se indagado, sempre dirá: Estou aprendendo.

Conheci alunos de um conservatório de música, pessoas que brincavam com o instrumento que tocavam, sem perder ritmo, tom ou tempo, pessoas que há 10 anos estavam estudando, e que tocavam muito bem, simplesmente perguntei: O teu professor faz tudo isso que você faz? E um deles me respondeu: Não, ele não faz isso não, ele faz melhor, muito melhor que nós todos juntos. É com ele que temos aprendido e cada vez que ele pega no instrumento para tocar, vemos o quanto estamos longe de chegarmos à sua capacidade.

Outro dia assistindo a um DVD, ouvi um comentário feito por Yamandu Costa, gaúcho, grande músico com seu violão de sete cordas, dizia ele que estava em um show com o grande acordeonista Dominguinhos e, na intenção de impressionar o Mestre, dedilhou ao violão centenas de notas, ao final de sua apresentação foi a vez de Dominguinhos se apresentar, fez este apenas o uso de quatro notas, então Yamandu Costa disse: Hoje aprendi mais uma lição; O mestre não precisa aparecer.

Por mais que o discípulo cresça, seu mestre será, sempre maior, ainda que o conhecimento do discípulo alcance maior gama que seu mestre, terá ele o prazer de honrar aquele que um dia lhe ensinou a arte na vida.

Mateus 10:24

Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.

Somos eternos discípulos de Jesus. O Mestre por excelência, tem nos dado conhecer muitos mistérios, tem nos feito saber coisas que nunca por nós mesmos saberíamos e por mais que aprendamos, jamais chegaremos a um grau de total aprendizado. Somente Ele tem todo o conhecimento, somente Ele conhece o profundo e o escondido. A Ele, ao Mestre toda honra, toda glória e todo louvor, para todo o sempre. 

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia