Entre o ser e o estar

Há muita diferença entre o ser estar

Por Dário Gomes*
Uma Pessoa pode estar ocupando um cargo e nunca ter tido aptidão para tal. Outro pode ter diploma de engenheiro assinar como engenheiro, ter registro autenticado no Conselho de Engenharia, mas nunca ser um engenheiro, é aí onde está o divisor de águas. Ser é algo mais do que ter ou poder, é a própria vida em exercício.

Conheci em uma das cidades, por onde passei, um policial que não se sentia bem como tal, disse-me ele que nunca teve habilidades para a função e sempre pedia para ficar nos setores em que não precisasse de uma ação nas ruas, porque tinha pavor a situações que a profissão requer. 

Simplesmente há pessoas assim, são profissionais das mais variadas áreas da vida: Estão! Mas não são. Estudaram para tal, adquiriram conhecimentos mas nunca se sentiram bem na execução da profissão. Nesses casos isso não é bom, porque a pessoa acaba não rendendo o que a profissão exige e o prejuízo vem de muitas formas. Voce já imaginou um médico desmaiar toda vez que atender a um paciente que não esteja bem, um eletricista que não faz o conserto na rede elétrica com medo de choque, um policial que tem medo de sua própria arma? Uma pessoa assim, como profissional, é um verdadeiro desastre.

Porém olhando por um outro prisma, vemos que existe um lado bom entre o ser e o estar, a princípio parece ser complexo entender porém é mais fácil do que se possa imaginar.

O apóstolo Paulo escreveu acerca das lutas interiores que enfrentava afirmando a sua própria condição: 

II Corintios 12:10

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.

Enquanto o estar é apenas um estado ocasionado pela situação o ser é aquilo que você é. Embora fraco por causa das perseguições, angústias e etc., sobretudo ele não era nenhum derrotado entregue as mercê da sorte, muito pelo contrário, Paulo era um exímio lutador na esfera da fé. Paulo enfrentava as perseguições como um gladiador enfrentava seu oponente, mas mesmo assim ele afirma que não confiava em si mesmo, que sua força não estava na carne e nem tampouco nos estudos que tinha, mas que ele tinha um espírito forte, corajoso, destemido, que olhava para a luta e nunca corria dela, mesmo tendo que sofrer, sofria, mesmo tendo que se abalar se abalava, mas nunca se considerou derrotado.

II Corintios 4:8-9

8 - Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.

9 - Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

Nós podemos estar, seja em qualquer situação, por mais difícil que seja, mas o que nos fará vencedores naquilo que vamos realizar , não é somente o estar, mas sim o ser. 

Faça você mesmo como fizeram os heróis da bíblia, retire forças de onde não tem, e quando alguém pensar que estais fraco verá, na verdade, que és um forte vencedor. Porque quando estou fraco então sou forte.

*Dário Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia