Uma ordem vinda de Deus.
E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse . (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Lucas 2:1-7.
Em muitos casos da bíblia o fato não acontece por causa profecia, mas a profecia foi dada porque o fato iria acontecer, é a antevisão do futuro, ou seja, o futuro é visto com antecedência, Tudo isso porque Deus é transcedente, ou seja , Deus passeia no tempo
O salmista disse que Deus o viu quando ainda nem forma tinha , quando foi formado no ventre de sua mãe. Salmo 139
Pela ótica divina o profeta Miquéias falou que de Belém viria aquele que seria o herdeiro do trono de Davi: E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2.
Chegando o tempo em que Maria, mãe de Jesus, estava por dar a luz a seu filho primogênito, saiu um decreto do Imperador Romano afim de que todos fossem cadastrados, Ela, juntamente com José, moravam em Nazaré, e Nazaré distava de Belém, aproximadamente 150 a 160 Km, e a viagem gastaria em media de 4 a 6 dias, não era fácil para uma mulher em dias de dar a luz fazer tamanha viagem, mesmo assim eles fizeram, para se cumprir o que Miquéias havia profetizado, isto é, que o Messias nasceria em Belém.
Em muitas outras passagens bíblicas, houve um decreto, uma ordem ou seja lá o que for, mas aquilo que Deus falou através dos profetas, se cumpriram de forma cabal. Deus não se engana, Ele sabe de todas as coisas, algumas Ele define para que assim seja, outras Ele diz que "assim será" por causa da sua presciência. De uma forma ou de outra, há de se cumprir tudo quanto Deus falou. Ele sabe de Tudo, Ele conhece tudo e Ele prevê tudo.
O que levou o Imperador a ordenar um recenceamento? Foi por puro acaso ou foi impulsionado por Deus? O recenceamento ordenado, obrigou a José e Maria ir a Belém. O fato é que o menino Jesus haveria de nascer em Belém. Assim Deus falou através do profeta, assim se cumpriu.
Mesmo as coisas mais absurdas ou insignificantes obedecem a ordem de Deus, nada acontece por acaso, e tudo Deus faz ou permite para que haja temor diante dEle.
Mesmo se tratando do seu próprio filho, deus deixou que as coisas acontecessem de forma natural, mas a sua Palavra não ficou sem cumprimento. E o menino nasceu em Belém.
Devemos entender que Deus não etá obrigado a coisa alguma, Ele está acima de tudo e quando Ele quer Ele faz. mas muitas vezes ele usa a natureza, ou os animais, ou ainda os homens e o que Ele quiser usar, para fazer valer a sua vontade. Esperemos e vejamos o agir e o trabalhar de deus sobre a terra.
Que Deus vos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo.

Comentários
Postar um comentário