Um pedido de socorro.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24.
Depois de falar sobre a onipresença e onisciência de Deus, o salmista diz: Sonda -me ó Deus. Este pedido faz todo sentido quando pensamos que nem nós mesmos nos conhecemos como deveríamos conhecer, que mesmo querendo fazer o bem ou desejando tal coisa, mesmo assim somos tendentes a fazer o mal, o apóstolo Paulo relatou acerca de si:
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:14-24.
O salmista conhecendo a impossibilidade de ser santo por si próprio, ele roga a Deus que prescrute o seu coração e observasse se havia algum mal pensamento, alguma coisa que estivesse fora da vontade de Deus e lhe guiasse pelo caminho certo.
Talvez seja isto que enfrentamos todos os dias, tentando acertar, cometemos ainda mais erros, tentando ser santos , nos sentimos ainda mais pecadores, façamos como o salmista e roguemos ao Senhor por sua misericórdia, e Ele nos ajudará, nos cobrirá com sua destra e nos garantirá que nEle conseguiremos ser mais santos.
Uma coisa é importante a se observar, é que o salmista foi sincero e falou a Deus a sua incapacidade de resolver esssa questão sozinho, ele pede a Deus que o ajude, não só para que visse onde ele estava errando , como também o ajudasse a vencer e não cometer os erros novamente.
A Palavra de Deus nos garante que Deus nos ajuda em nossas fraquezas, e assim poderemos chegar até a sua presença.
Que Deus nos abençoe por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Evang. Dário Gomes de Araujo

Comentários
Postar um comentário